A jaraguaense Jhenny Keller faz sucesso nas redes sociais contando sua história e mostrando sua arte como muralista.
Aos 26 anos, Jhenny tem mais de 150 mil seguidores, que acompanham seu fascinante trabalho pelo Instagram, onde ela compartilha as artes que cria para transformar paredes em pinturas que inspiram e emocionam.
“Jhenny não é abreviação de Jenifer e Keller também não é meu sobrenome, é meu nome, uma mãe criativa? Temos!”, conta.
Jhenny sempre foi uma criança muito criativa e que amava arte. À medida que foi crescendo, ela conta que começou a acreditar que a arte não é pra todos e dar certo seria uma chance entre um milhão e que não valia a pena o risco.
Então, como sempre foi boa em exatas, Jhenny, aos 16 anos, foi para a faculdade de Engenharia Civil. Aos 21 terminou o curso e trabalhou nos últimos três anos de faculdade na área, onde pretendia continuar trabalhando.
De engenheira para artista, como isso aconteceu?
Nos últimos meses da faculdade, Jhenny e seu parceiro Andréas começaram a organizar seu casamento. E foi esse o ponta pé inicial para o mundo das letras, o mundo da arte!
Jhenny fez todas as caixas dos padrinhos e as tags dos convites:
Foi o suficiente para colocar uma grande pulga atrás da orelha: “Será que a engenharia civil realmente faz sentido pra mim?”, passou a se questionar.
Depois de formada, a jovem começou a realizar alguns projetos como engenheira e nos tempos livres dedicava a estudar mais a arte. Mais especificamente ao Lettering, a arte de desenhar letras.
Em meio a isso, Jhenny foi compartilhando em suas redes sociais todo o processo e então começaram a chegar as encomendas, pessoas interessadas, inicialmente amigos e familiares. O que era um hobbie, agora estava ganhando mais espaço do que ela esperava.
E então chegou o dia em que Jhenny teria que pagar a anuidade do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), que servia pra que ela pudesse continuar assinando os projetos. Nesse dia ela teve que decidir entre correr o risco de mergulhar em algo novo ou agarrar o medo de arriscar e conviver com o risco de arrepender-se por não ter tentado. Jhenny escolheu correr o risco!
“Até parece que foi simples, que eu não chorei, esperneei e não tive medo. Mas, ei, eu tive viu? Tive muito medo, mas me cerquei de pessoas que me fizeram ter coragem mesmo em meio ao medo”, conta Jhenny.
A primeira parede
A primeira arte em parede surgiu dentro da casa de Jhenny. A parede pintada foi o empurrão que ela precisava e a partir daí não parou mais.
Cada trabalho é uma história incrível
Em toda parede e toda arte feita, a artista mostra o processo em seu Instagram, desde o início, os detalhes, até a arte final.
Jhenny conta que tudo foi acontecendo naturalmente, foi criando vídeos, fotos, gifs animados voltados para as suas artes. O público foi reagindo, curtindo, comentando e pedindo mais do dia a dia da artista.
O tipo de vídeo mais pedido é o da ”Jhenny dubladora”, como o público batizou os vídeos animados com músicas feitos pela artista, em que ela mostra os detalhes da pintura.
Paredes feitas em Jaraguá do Sul
Veja algumas paredes que a artista trabalhou aqui em Jaraguá do Sul e foram sucesso:
Hospital Jaraguá
Uma das pinturas de destaque feitas em Jaraguá do Sul enfeita os corredores na maternidade do Hospital Jaraguá:
Pelo Brasil a fora
Além de atuar em Jaraguá do Sul, Jhenny Keller já fez diversas artes pelo Brasil e pretende continuar indo cada vez mais longe.
“A arte sempre vai ser a minha paixão e a minha primeira opção de tudo. Então com base naquilo que a gente já tem feito, a gente quer se consolidar cada vez mais, no mercado brasileiro como artista, muralista. E que o nome Jhenny Keller seja bem reconhecido, a nível Brasil. Principalmente de uma pessoa que faz arte com muito amor. Então a gente sempre coloca isso como nosso principal, espalhar arte por aí e mostrar que todo mundo consegue”, destaca Jhenny.
O casal já viajou para fazer paredes em diversas cidades de Santa Catarina e do Paraná, como Londrina e Curitiba. Além de também terem ido até o Rio Grande do Sul. Nesse ano, no mês de fevereiro, o casal irá para São Paulo e em abril terá uma parede fora do Brasil.
Jhenny calcula que em média já foram feitas 80 paredes. Todas personalizadas e feitas a mão pela artista. Atualmente o foco são projetos grandes, paredes gigantescas.
Para realizar um projeto com a artista basta acessar o site, cada projeto é personalizado e específico para cada cliente, pois depende do tamanho, cores, dificuldade do desenho e o acesso à parede.
O ”diário de parede”, assim chamado por Jhenny, também é um dos conteúdos que a artista posta em seu Instagram, contando como foi o processo da pintura: