Promovida para que os alunos trabalhem a expressão artística e também para avaliar o nível de aprendizado, a Mostra de Criatividade da Patinação Artística proporcionou surpresas na tarde de sábado (17), no Ginásio Arthur Muller. A inscrição é optativa e participam os alunos que se sentem preparados para executar as manobras exigidas nas coreografias, de acordo com o nível técnico de cada turma.
Para a Instrutora de patinação Denise Batistela, “o mais importante é o processo de construção das coreografias, onde os patinadores precisam negociar com o grupo que fará a apresentação em conjunto, pois as coreografias são elaboradas sem a interferência da professora. Sem dúvida, é um aprendizado importante para nossos alunos”, explicou.
O público de aproximadamente 400 pessoas, formado por pais, parentes e amigos dos patinadores, apreciou a apresentação do casal Márcio e Indianara. Aos 49 anos, ele nunca havia participado de qualquer tipo de apresentação, nem mesmo na escola. Acompanhava a esposa Indianara nas aulas de patinação artística e resolveu participar há cerca de oito meses.
A mãe de Márcio, com 93 anos, fez questão de prestigiar a perfomance do filho. Outro ponto de destaque da dupla foi a confecção do figurino de Indianara, artesã, feita de sacolas plásticas usadas. Ela já se apresentou na televisão, mostrando os modelos criados com plástico reciclado.
A paixão do casal pela patinação, atraiu também o filho Márcio Thaynan de 23 anos, que se apresentou com a patinadora Gabriela Muller. Outra dupla que chamou a atenção foi Gladis e Liane, mãe e filha. A mãe, que estava acostumada a prestigiar as apresentações da filha na escola, entrou em quadra e encarou o desafio. No total, foram 18 apresentações
A patinação artística será incluída no próximo edital do Programa Bolsa Cultural e o apoio à modalidade será ampliado, tendo em vista a procura pelo esporte. Uma 3ª Mostra de Arte e Patinação Artística está agendada para 2 de dezembro.