Com a chegada do outono, os dias mais frios se tornam cada vez mais comuns e os automóveis também sofrem com as temperaturas baixas. Algumas medidas simples evitam que o carro apresente algum problema mecânico no meio da estrada, por exemplo, além de evitar qualquer despesa extra inesperada para os reparos de emergência.
Revise o aquecedor do seu veículo
Uma situação comum em dias mais frios é o motorista e os passageiros adoecerem após utilizar o aquecedor. Isso costuma acontecer porque na maior parte do ano, as pessoas não utilizam o sistema de ar quente.Nessa época, aciona-se o aquecedor que ficou parado durante muitos meses e no período de inatividade, acumulou fungos, bactérias e poeira que podem transmitir doenças respiratórias aos passageiros. Portanto, assim que o frio chegar, procure uma oficina para higienizar esse sistema e evitar o problema.
Higienização interna
No inverno, é comum usar veículos com vidros fechados, sem circulação de ar. Contudo, para prevenir infecções respiratórias, a melhor forma de preparar o automóvel para dias mais frios é fazendo uma limpeza interna antes do início da estação. Há empresas especializadas que oferecem o serviço para garantir o conforto e a segurança dos usuários do veículo durante o inverno.
Garanta o bom funcionamento das luzes
No inverno, é comum ter neblinas nas ruas e nas estradas, o que representa riscos por causa da baixa visibilidade. Portanto, veja se toda a parte de iluminação está funcionando corretamente, pois as luzes são indispensáveis para você enxergar a rodovia e alertar os outros condutores sobre a presença do seu automóvel.
Cuide dos pneus do carro no inverno
Com o frio, é comum os pneus mudarem de pressão. Assim, é recomendado ficar de olho na calibragem deles para garantir sua performance. Sem precisar alterar a maneira de enchê-los, verifique se os dianteiros, traseiros e estepe estão de acordo com os parâmetros indicados pelo fabricante do veículo. Além disso, se tivermos neblina ou camadas de gelo nas vias, vale ter cautela na direção para evitar deslizamentos e danos aos pneus.
Tenha cuidado ao dar partida no automóvel
Quando você vira a chave, o motor começa a trabalhar, mas às vezes, pode não pegar devido às temperaturas baixas, que prejudicam a partida em motores movidos a álcool. Verifique se possui a opção de partida a frio, que possibilita aquecer os bicos injetores para auxiliar na vaporização do etanol.
Fique atento ao limpador de para-brisa
Nas temperaturas baixas, a borracha costuma ficar ressecada. As palhetas ressecadas fazem barulhos, não limpam o para-brisa e riscam o vidro. A recomendação é trocá-las sempre que notar vibrações ou falta de eficiência na limpeza do vidro. Além disso, mantenha o reservatório de água do limpador sempre cheio para garantir higienizações em momentos de emergência.
Use a bateria com cuidado
A bateria tem grandes chances de parar de funcionar no frio, pois as baixas temperaturas comprometem as reações químicas no seu interior, dificultando a geração de energia do carro. Esse clima faz com que o sistema se esforce mais para funcionar com eficiência.
A recomendação é fazer inspeções regulares e seguir o cronograma de revisões para garantir o bom desempenho da bateria. Evite dar partida com luzes e acessórios ligados para poupar energia. Procure um eletricista e faça um teste sobre as condições da bateria do seu carro no inverno, é uma forma de evitar paradas indesejadas.
Jaraguá do Sul conta com várias revendas de seminovos que têm confiança e credibilidade e passam toda a segurança necessária para fechar um bom negócio, seja na compra, venda ou troca de veículos. São veículos selecionados e de primeira qualidade, que prometem agradar até os clientes mais exigentes. Saiba mais em setemelhores.com