Muitas pessoas acham que comer um hambúrguer pode colocar toda a dieta a perder. Porém, o sanduíche pode ser uma refeição completa e nutritiva se preparado da maneira correta. A combinação entre a proteína da carne, o carboidrato do pão e as vitaminas dos vegetais pode oferecer, além de saciedade, um delicioso sabor, mas para isso, a escolha dos ingredientes é fundamental.
É possível fazer em casa com carnes de frango, bovinos e peixe, ou visitar uma hamburgueria e aproveitar para saborear o prato durante uma confraternização com pessoas especiais.
Adicione vegetais
Além de serem muito saborosos, eles também são importantes para a saúde! Acrescente alface, pepino, rúcula, tomate e outros vegetais no sanduíche. As fibras presentes nos vegetais fazem com que os carboidratos do lanche sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. Assim, você evita um pico de insulina, hormônio que promove o acúmulo de gordura corporal.
Aposte em acompanhamentos saudáveis
Se você não abre mão de uma porção de batatas fritas crocantes para acompanhar o lanche, uma boa dica é apostar em opções assadas. Elas podem ser feitas em forma de palito, noisette, corte fino, smile e tradicional, de acordo com o tipo de hambúrguer. Temperos como orégano, alecrim, manteiga, alho e sal rosa também intensificam o sabor e mantêm o corpo saudável.
Para quem quer inovar, uma boa dica é apostar em palitos de cenoura, chips de abobrinha e até mesmo salada para acompanhar o lanche.
Não exagere no óleo
A fritura tradicional é um modo de preparo dos alimentos por imersão no óleo aquecido. É um método que permite preparar hambúrgueres e outros pratos, como linguiças, risoles, coxinhas, batatas, bifes e empanados diversos. Porém, o ingrediente não faz tão bem ao organismo e pode se tornar um fator de risco para a saúde ao longo dos anos.
Opte por comer em lugares que preparem o disco de carne em uma frigideira antiaderente, apenas com um fio de azeite. Também é possível assar o hambúrguer sem óleo, na air fryer, na churrasqueira elétrica ou no forno.
Todos os tipos de óleos usados, inclusive os vegetais e azeites, mudam suas características quando são aquecidos em altas temperaturas. Ocorre a oxidação, um processo que acontece naturalmente mesmo em temperatura ambiente, mas que se acelera muito quando os óleos são aquecidos. A oxidação gera substâncias nocivas relacionadas ao aumento do risco de doenças cardíacas e câncer.
O excesso de óleo também provoca excesso de gordura, o que aumenta o risco de formar placas que podem levar ao infarto, uma das maiores causas de mortalidade no Brasil.
Cuidado com molhos e queijos gordurosos
Tente não exagerar no queijo e prefira maionese light. ou melhor ainda, molhos caseiros saudáveis. Evite ou regule bem a quantidade de ketchup, pois a “receita tradicional” contém açúcar. Procure versões sem esse ingrediente.
É necessário prestar atenção na quantidade de queijo também. Uma porção de queijo cheddar contém cerca de 120 calorias e 6 gramas de gordura saturada e uma alta ingestão de gordura saturada pode aumentar o risco de obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.
No entanto, alguns estudos sugerem que a gordura saturada dos alimentos lácteos pode ser menos prejudicial do que a gordura saturada de outras fontes.
Para inovar, aposte em opções vegetarianas e veganas
Existem deliciosas receitas de hambúrguer vegetariano para te incentivar a ir atrás de um novo estilo de vida, sem deixar de saborear sua refeição favorita.Os grãos e legumes são ótimas fontes de proteína e vitamina e são perfeitos para preparar um hambúrguer sem carne, além de serem deliciosos. Hambúrguer vegetariano de grão-de-bico, hambúrguer de palmito e hambúrguer de arroz são algumas opções.
Jaraguá do Sul tem várias hamburguerias com opções saborosas e especiais para quem ama se deliciar com um bom lanche, clássico ou diferenciado. São diversos pratos que agradam todos os paladares e gostos e prometem fazer jus à fama que o hambúrguer tem ao redor do mundo. Saiba mais sobre as melhores hamburguerias da cidade em setemelhores.com