Por: Sistema Por Acaso | 5 anos atrás

Quando a gente pensa em corsets, logo pensamos em mulheres voluptuosas, femininas e delicadas. O corset se tornou uma peça quase que exclusiva do vestuário feminino. Mas o que a maioria não sabe é que existem muitos homens que praticam o tight lacing e tem cinturas mais finas que muitas mulheres.

Eu descobri que existiam corsets feitos exclusivamente para modelar o corpo masculino assistindo um episódio de CSI. Nesse episódio um homem foi encontrado e na autópsia viram que suas costelas eram arcadas e sua cintura era finíssima. Investigando o caso, os detetives acabaram por descobrir sobre o tight lacing masculino. CSI também é cultura!

Corset Masculino século XVII e XVIII

Nos séculos XVII e XVIII a moda masculina era tão rebuscada e adornada como a moda feminina. O ideal de corpo masculino era de um homem com ombros largos e uma cintura pequena. Aí que entrava o uso do corset, que ajudava os homens a criar e manter essa silhueta.

Os corsets masculinos eram feitos de coutil (tecido de algodão muito resistente), a amarração era atrás e em alguns modelos possuíam tiras para evitar que o abdome ficasse redondo. Outros corsets possuíam elásticos inseridos por toda a parte do peitoral, que dava uma forma mais magra e reta. O corset também facilitava que os homens mais robustos usassem armadura.

Atualmente é muito mais fácil encontrar os corsets femininos, mas há alguns homens que praticam tight lacing. Um exemplo é o Mr Pearl. Nascido na África do Sul, ele se mudou para Londres após concluir o serviço militar. Hoje vive em Paris e possui um renomado atelier, localizado atrás da Catedral Notre Dame, requisitado por grandes nomes da moda como: Galliano, Gaultier, Lacroix, Mugler e tantos outros. Seu trabalho é meticuloso, dando ênfase a detalhes da arte vintage. Dita von Tease, Jerry Hall e Madonna são algumas das inúmeras clientes famosas de Mr. Pearl.

Mr Pearl em seu atelier

Além de confeccionar os corsets, Mr Pearl é um praticante de tight lacing e tem uma cinturinha de dar inveja em muita mulher.

Gabriel Moginot é estudante e pupilo do Mr Pearl

Eu acho o tight lacing uma arte maravilhosa. Tight lacing não é só usar os corsets, tem que ter postura, disciplina para os treinos e dedicação. Acho que todos tem o direito de praticar, homens e mulheres. Mas, convenhamos, o corpo masculino fica meio estranho com essa cinturinha aí, não é mesmo? Imagina seu namorado praticando e ter uma cintura mais fina que a sua! O que acham disso?

Por Tyara Caroline Gaedtke.

Leia os outros posts da série sobre Tightlacing:

1 – O que é tightlacing?
2 – Porque uma cintura fina é atraente?
3 – Os diferentes tipos de Corset
4 – Corset vs Corselet 
5 – Como escolher a sua corsetmaker? 
6 – Como amarrar e desamarrar o seu Corset
7 – Como se acostumar com o seu corset
8 – Como lavar o seu corset