Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

5g-internet-conexao

Quem pensa que a tecnologia só avança no Japão, dá uma olhada no que a Coreia do Sul está preparando: a rede de conexão 5G, mil vezes mais rápida que a 4G. A previsão de comercialização é de 2020.

Leia a matéria do TechTudo:

Conexões 4G podem virar coisa do passado na Coreia do Sul. O Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia do país anunciou planos para implementar uma rede 5G, até mil vezes mais rápida que a atual 4G baseada na tecnologia LTE. Com essa velocidade, seria possível, por exemplo, baixar filmes e outros arquivos de cerca de 800 MB em apenas um segundo. Com a nova conexão móvel, também não existiria mais tempo de espera para carregar streaming de vídeos, nem mesmo em resolução UltraHD (4K).

Para implementar a tecnologia, o governo fez parcerias com a LG, operadoras de telefonia locais e com a Samsung, que realizou testes preliminares divulgados em maio de 2013. Neles, pôde-se observar que a conexão 5G ultrapassa a casa dos 1 gigabit por segundo. Porém, o sinal só alcançou dois quilômetros com a ajuda de 64 antenas.

Com isso, o governo coreano planeja investir US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 3,6 bilhão) em infraestrutura para garantir o aprimoramento da tecnologia, para que chegue à velocidade desejada. A expectativa é ter uma versão de testes estável em 2017 e, até 2020, a rede 5G pronta para comercialização.

A rede 5G e, mais especificamente, a metodologia de testes usada pela Samsung já foram criticadas no passado, inclusive pela famosa revista Forbes. Porém, como aponta o site Mashable, mesmo assim, parece que a Europa já tem planos para investir na mesma tecnologia em breve, talvez até vislumbrando seu lançamento também em 2020.