Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás

Católica SCProfessor do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul desenvolve experimento de física

As pessoas que passam pelo jardim, localizado em frente ao bloco H e o estacionamento do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, com certeza, já se perguntaram qual a finalidade das duas antenas fixadas neste local. As antenas serviram de estudo para o desenvolvimento de uma pesquisa de projeto final do curso de Engenharia Mecânica.

O projeto foi finalizado em março de 2014 pelo egresso, Eduardo Augusto Sardanha e pelo professor orientador Francisco Alfaro. Mas o que essas antenas fazem? Elas possibilitam duas pessoas cochicharem a uma distância considerável e se ouvirem perfeitamente.

“O experimento funciona da seguinte maneira: enquanto uma pessoa sussurra no foco de uma antena, outra pessoa deve colocar o ouvido no foco da outra parabólica. A sensação é surpreendente. Convidamos funcionários, professores, acadêmicos e comunidade em geral a visitar o local e se divertir com esse fantástico experimento de física”, afirma o professor Francisco.