Por: Deivis Chiodini | 3 anos atrás

O UFC desembarca em Boston nesse domingo, tendo como sua atração principal o falastrão irlandês Conor McGregor contra Dennis Siver. Dana White já confirmou que se o irlandês vencer será o próximo desafiante ao cinturão de José Aldo. No co main event, Ben Henderson enfrentaria Eddie Alvarez, mas Alvarez se machucou e quem apareceu? Sim, Donald “Cowboy” Cerrone, que lutou dia 3! Gleison Tibau também estará em ação contra Norman Parke.

UFC Fight Night: McGregor v Holloway

O evento tem transmissão ao vivo pelo Canal Combate a partir das 20 horas, com previsão da primeira luta a partir das 21. Vamos as principais lutas:

Norman Parke x Gleison Tibau (categoria dos leves): Norman Parke deveria enfrentar Jorge Masvidal, mas o mesmo se machucou e ele terá pela frente o veterano brasileiro Gleison Tibau. Parke ainda esta invicto no UFC em 5 lutas (4 vitórias e 1 empate). Dono de jogo de forte pressão no clinche, ele quem tem o judô como modalidade de origem, vem evoluindo no boxe, com boas combinações e jogo de pernas, que além de lhe tornar perigoso de pé, lhe possibilitam novas aproximações para clinchar. Já Tibau vem de duas vitórias e segue sua eterna busca para sair do meio da categoria. Se Parke tem no jogo de clinche sua maior força, ele terá que encarar o brasileiro na sua especialidade. Tibau prima pela força física no clinche e na grade, com muita isometria. Sua defesa de quedas é excelente e ele é especialista em colocar a luta para baixo e fazer a transição no jiu jitsu ou controlar usando bom ground and pound. O brasileiro pode levar desvantagem de pé, onde apesar de potente, é lento. Tibau também costuma cansar nas metades finais das lutas e isso pode ser um problema.
Palpite: Numa batalha de clinches, Tibau fazendo uso de sua força e levando por pontos.

Ben Henderson x Donald Cerrone (categoria dos leves): Essa luta já aconteceu duas vezes no WEC e nas duas Bendo levou a melhor, uma numa decisão contestada (Bendo, o rei das decisões contestáveis) e outra numa rápida guilhotina. Os tempos hoje são outros, Cowboy Cerrone aceitou a luta em cima da hora e espera manter sua sequência de 6 vitórias, enquanto Bendo tenta se recuperar do nocaute sofrido para Rafael dos Anjos. Cowboy tem trocação fluída, com base de kickboxing, excelente utilização dos jabs e chutes potentes nos 3 níveis. O jiu jitsu é ofensivo, podendo finalizar de qualquer posição. O wrestling evolui e a defesa de quedas antes muito vazada, será definitivamente posta a prova contra Bendo. Já o ex campeão é um well rounded, domina todos os fundamentos da luta e suas transições. O jiu jitsu lhe deixou na mão na luta contra Pettis, mas já se mostrou efetivo inúmeras vezes com destaque para a perigosa guilhotina. Em pé, o carro chefe é o taekwondo, com bons chutes baixos e movimentação é perigoso. O wrestling é de elite com transições clinches/quedas precisas e muito controle posicional.
Palpite: Bendo parece não te se encontrado ainda após a perda do cinturão e o Cowboy vive ótima fase. Vou de Cerrone por pontos.

Conor McGregor x Dennis Siver (categoria dos penas): O falastrão irlandês está pegando fogo. O UFC quer ver ele no octógono contra José Aldo logo, por isso lhe deu um adversário, que se não é nenhum “frango” também não esta perto da elite. Siver é um lutador forte, mas inconstante e que sempre tem dificuldade contra os tops da categoria. Dono de bom vigor físico e mãos pesadas, tem boa defesa de quedas e um kickboxing apurado, com bons chutes frontais. Seu calcanhar de aquiles é o jogo de chão, onde se complica quando fica por baixo. Já McGregor, apesar de falastrão, tem muitas qualidades. O boxe é fluído, com jogo de pernas excelente, socos vindos de todos os ângulos e um belo poder de nocaute. O wrestling já apareceu seja defendendo quedas, seja derrubando Max Holloway, quando machucou o pé. O jiu jitsu ainda não foi posto a prova e como Siver tem dificuldades de costas no chão, pode ser a chance de ele mostrar ao mundo sua qualidade na arte suave.
Palpite: Siver só tem chance se acertar um pombo sem asa, pois tecnicamente McGregor é superior. The Notorius por nocaute no inicio do segundo round, para enfrentar José Aldo em seguida.