Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Tomando um café tarde dessas, a Josiane Nones comentou de seu épico TCC, cujo tema era o Curupira Rock Club. Hoje arquiteta e sócia proprietária do estúdio Triade, Josi fez uso da oportunidade de sua tese para desenvolver um projeto à um dos lugares que, assim como muitos de nós, tanto estima e tanto gostaria de ver devidamente valorizado.

curupira01

“A ideia principal do TCC era arrumar uma forma de introduzir a comunidade ao espaço do lendário Curupira, que tem um potencial turístico e cultural muito forte mas nada explorado.”

E com o devido capricho o trabalho começou a ser desenvolvido. Mensurações, estudos de viabilidade, busca por referências, materiais alternativos, aproveitamento de espaço, sustentabilidade e pesquisa de mercado são alguns dos itens que integraram esse mega projeto, que com muito prazer abrimos agora exposição aqui no blog. 🙂

curupira03

“Foi constatado que Jaraguá do Sul e Joinville tem um potencial cultural muito forte com os eventos anuais que realizam (Femusc e Festival de Dança), e que Guaramirim podia passar a fazer parte desse ‘corredor cultural’, oferecendo pra região um espaço completo para se prestigiar o rock. Assim, de um simples espaço para shows, o Curupira se transformou num centro cultural. O lugar merece reconhecimento e é digno de muito orgulho na cidade.”

Essa última frase ainda me reverbera, porque de fato, preferiram deixar afundar em camadas de preconceito, estereótipos e discriminação um ponto com história única no país.

Josiane reconheceu isso, e expôs muito bem o potencial do local. Imagine um Curupira com espaço para cursos, estúdio de gravação, bar para shows de pequeno porte, cantina, espaço para camping e ainda um palco gigante para shows épicos. Ela imaginou, desenhou e encomendou um vídeo para apresentar a ideia:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ww3j3Ps9xw4″ width=”650″ autohide=”1″]

curupiraE ainda há a cereja do bolo: um museu do rock complementa essa utópica estrutura. Nele seria retratada a história do Curupira e seus principais personagens, apresentando ao público a importância que o local teve para a cultura underground no país e cena musical do estado.

curupira02

“Tudo no projeto tem um conceito e um porque de ser do jeito que é.” E o detalhamento é minucioso… Aqui no post apresentei algumas das imagens principais, mas tenho certeza que há um ou mais leitores (não só fãs do clube, mas também de arquitetura) que gostariam de ver tudo por trás.

baixa

Disponibilizamos abaixo então o resumo teórico da apresentação feita por Josiane, nele estão explicados e justificados todos detalhes da obra. Divirtam-se, basta clicar para ter acesso:
– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II – JOSIANE NONES – CURUPIRA ROCK CLUB – RESUMO TEORIA

—–
LEIA TAMBÉM: Curupira Rock Club – Não deixemos a cena morrer
—–