Por: Tita Pretti | 10/02/2015

A Fundação Municipal de Esportes e Turismo divulgou o balanço dos visitantes que passaram por Jaraguá do Sul entre os meses de janeiro e dezembro de 2014.

No total, 2.923 visitantes procuraram um dos dois Centros de Atendimento ao Turista de Jaraguá do Sul, a maior parte deles viajando de carro (67%).

O principal motivo alegado para visita ao município foi o lazer (48,7%), sendo os negócios o segundo maior motivador (24,2%).

Entre os turistas nacionais, 61% procederam de Santa Catarina, 18% do Paraná, 5% de São Paulo e outros 5% do Rio Grande do Sul. O restante se originou de outros dezesseis estados brasileiros.

jaragua

Do exterior, os argentinos foram a maioria, com 37% dos visitantes. A Alemanha vem em segundo, com 23%. No total, visitantes de nove países passaram por Jaraguá do Sul no ano de 2014.

Aproximadamente 72% dos turistas informaram estar só de passagem pelo município, enquanto 11% se instalaram em hotéis na cidade. Os amigos ou parentes são a principal fonte de informação sobre Jaraguá do Sul (7%). A internet é outra fonte bastante procurada (5%).

Por fim, os turistas que procuraram os Centros de Atendimento requisitaram informações sobre serviços e equipamentos turísticos (55%), endereços diversos (36%), além de materiais de divulgação (9%).

Jaraguá do Sul conta com dois Centros de Atendimento ao Turista (CAT), um lotado na Casa do Colonizador, na Avenida Prefeito Waldemar Grubba e outro no Portal Germânico localizado na divisa com o município de Pomerode. Os CATs atendem de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Via FME.