Por: Gabrielle Figueiredo | 03/09/2015

Segue artigo publicado no Hypeness

O distrito de Vauban, localizado em Friburgo, na Alemanha, é um ilustre exemplo de estilo de vida que vai muito além das políticas da boa vizinhança. As resoluções sustentáveis aplicadas pelos aproximadamente 5,5 mil moradores poderiam servir de inspiração para residentes do planeta inteiro.

cidade 3

Vauban era uma base militar francesa que homenageava o engenheiro Sébastien Le Prestre de Vauban. No início da década de 1990 as tropas começaram a deixar o local e a partir daí se iniciou o planejamento de construção de uma cidade. Foram realizados encontros comunitários sobre o uso consciente de energia e, entre o período de 1998 e 2006 uma nova comunidade foi erguida.

cidade 2

As casas foram construídas para funcionar como micro usinas de energia elétrica, gerando mais energia do que consumindo. Sendo assim, a energia extra é compartilhada para a rede pública. Já as coberturas das casas contam com sistema de captação de água da chuva, utilizada para irrigação e uso sanitário.

cidade 1

Em 2009 o número de pessoas que não usam carro chegou a 70% em Vauban. A maioria dos moradores opta pelos bondes que andam sobre a grama, caminhadas e uso de bicicletas para se locomover na comunidade, que possui ciclovias em praticamente todas as ruas, que contam também com coletores de resíduos para reciclagem.

cidade 5

No site oficial da vizinhança é possível ler todas suas políticas de reciclagem, mobilidade, energia e mais. Um documento sobre todo o planejamento de Vauban também está disponível aqui.