Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

A preocupação em manter uma alimentação e hábitos saudáveis está fazendo com que mais pessoas busquem refeições que combinem alimentos ricos em nutrientes e que sejam importantes para o organismo.

Para isso, entre os cardápios adotados estão os fitness e o funcionais. Mas você sabe as diferenças desses dois tipos de alimentação? Conversamos com a nutricionista Luana Gruber para tirar essa dúvida.

Alimentação funcional

Conforme Luana, a alimentação funcional tem como principal objetivo trazer benefícios à saúde, seja prevenindo doenças, reduzindo efeitos ou colaborando no tratamento das mesmas. Já que a causa de muitas doenças é por decorrência da má alimentação, é nesse momento que entra a alimentação funcional, que pode estar revertendo o quadro dessas doença.

Alimentação fitness

Já a alimentação fitness ou a Nutrição Esportiva tem como principais objetivos ajudar os praticantes e atletas a melhorem o rendimento no esporte ou atingirem a composição corporal desejada (ganho de massa magra, diminuição de gordura, ou de porcentagem de gordura corporal). Os principais segredos da alimentação fitness são: o que comer no pré-treino, o que comer no pós-treino, e as quantidades.

E cada tipo de alimentação conta alimentos-chave. Conheça alguns deles:

Funcional: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, peixes, aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, feijão, nozes e amêndoas.
Fitness: Batata doce, Aipim, batata yacon, taiá, inhame, arroz integral, tapioca, carne de frango, peixes e ovos.

Luana ainda dá duas dicas de receitas:
Alimentação funcional: SUCO DETOX

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1 fatia de abacaxi
2 Folhas de couve
1 pedaço de gengibre
1 limão
Folhas de hortelã
200ml de água de coco

1 colher de chia ou linhaça.

Alimentação fitness: Hambúrguer de Patinho com quinoa flocos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


500g de carne moída (patinho ou alcatra)
1 colher de sopa de sopa de cebola (aquela em pó, que vende em pacotinho)
1 xícara de quinoa em flocos grossa
1 ovo cru
Cheiro verde a gosto
1 cebola cortada em cubinhos
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Misture bem todos os ingredientes em um refratário. Com a ajuda de um pote de porcelana, do tamanho que você preferir, molde os hambúrgueres.  Se você quiser fazer para congelar, vire o hambúrguer em cima de um plástico filme e embrulhe bem. Leve ao congelador e mantenha por até 3 meses congelado. Quando bater aquela vontade, tire com uma horinha de antecedência e prepare normalmente em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite. Doure dos dois lados e bom apetite!