Por: Cláudio Costa | 3 anos atrás

Se você está visitando uma cidade pela primeira vez e quer curtir um pouco da cultura, gastronomia e história do locais, o melhor lugar para ver isso é o mercado municipal. Geralmente, eles concentram os costumes locais e apresentam uma grande variedade de atrativos para os visitantes.  Confira uma lista com seis mercados municipais que você precisa conhecer no Brasil.

1 – Mercado Público, Florianópolis (SC)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O atual Mercado Público Municipal foi construído em duas etapas: a primeira, em 1899, contava com apenas uma ala. Em 1915, a segunda ala foi construída em cima de um aterro, bem como as torres, as pontes que as interligam e o vão central. O local conta com 140 boxes, onde o visitante encontra roupas, utensílios, alimentos, artesanato e peixes. Recém reformado, o prédio é um importante ponto de encontro, que conta com bares e apresentações culturais.

2 – Mercado Municipal, São Paulo (SP)

Foto: Leandro Godoi/Divulgação

Foto: Leandro Godoi/Divulgação

Ele é conhecido como um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital paulista. No Mercadão, você pode conferir a gastronomia popular de São Paulo, como o pastel de bacalhau e o sanduíche com mortadela defumada. Além de bares e restaurantes, o local conta com barracas de frutas, verduras, grãos, massas, pescados.

3 – Mercado Ver-O-Peso, Belém (PA)

Foto: Juca Costa/Flickr

Foto: Juca Costa/Flickr

O Mercado Ver-O-Peso é considerado a maior feira livre da América do Sul. Um dos cartões-postais da capital paraense tem uma centena de barracas, que vendem uma infinidade de produtos. A estrutura de ferro foi importada da Europa no século 19 e é um marco do ciclo da borracha no Brasil.

4 – Mercado Modelo, Salvador (BA)

Foto: Rodrigo Suriani/Flickr

Foto: Rodrigo Suriani/Flickr

Vizinho ao Elevador Lacerda, cartão-postal mor da capital baiana, e perto da Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo é parada obrigatória para quem quer conhecer Salvador. Com mais de 250 lojas, ele tem os mais variados tipos de arte local, como pinturas, rendas, tapeçarias e esculturas.

5 – Mercado Municipal, Curitiba (PR)

oto: Divulgação

oto: Divulgação

Fundado em 1958, o Mercado Municipal é um dos mais importantes centros de compras da capital paranaense. Lá, o consumidor encontra hortifrutis orgânicos, pescados, embutidos, carnes exóticas, queijos, vinhos, comidas típicas e até um aquário!

6 – Mercado Central, Belo Horizonte (MG)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Movimentado ponto da capital mineira, no Mercado Central é possível encontrar artesanato, cachaças, cervejas, ervas, frutas, legumes, verduras, inúmeros tipos de queijos e o tradicional pão de queijo mineiro. Se você visitar BH, não pode deixar de ir até o local e fazer uma visita.

Fonte: Guia do Turista

banner-cosmos