Por: Gabrielle Figueiredo | 21/08/2015

A abertura oficial da I Festa Catarinense da Banana acontece nesta sexta-feira, 21, em Corupá, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, às 20h30. A programação segue até o dia 23 com concursos, exposição e apresentações culturais. O ponto alto é o desfile de máquinas, marcado para domingo, às 9 horas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O evento é promovido pela primeira vez pelo setor produtivo em parceria com a Prefeitura Municipal de Corupá, EPAGRI e Associação dos Bananicultores de Corupá (ASBANCO).

A bananicultura é tão forte no município, que Corupá é considerada como a Capital Catarinense da Banana. Possui cerca de 5.500 hectares de produção, cultivados por aproximadamente 650 famílias, gerando 3.000 empregos diretos e indiretos.

desfile banana

Foto: Divulgação

Acompanhe as novidades pela Fanpage oficial ou pelo site www.asbanco.com.br.

Congresso Latino- Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos

A Festa acontece paralelamente ao III Congresso Latino- Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos, que foi realizado durante os dias 18 a 20 de agosto, também no Seminário Sagrado Coração de Jesus, e contou com a participação dos pesquisadores e autoridades da bananicultura mundial.

O Congresso foi promovido pela Rede Latino Americana e do Caribe de Pesquisa e Desenvolvimento das Musáceas (MUSALAC).  O tema deste ano será “Desafios e oportunidades frente a variabilidade climática” e estarão presentes 42 pesquisadores de 16 países. O evento aconteceu pela primeira vez no Brasil.

A realização destes eventos, tem como objetivo promover o setor da bananicultura, permitindo o intercâmbio entre os mais diversos elos da cadeia produtiva, como instituições, técnicos, produtores, fornecedores, comerciantes e outros, contribuindo para que a atividade supere as dificuldades hoje enfrentadas, buscando cada vez mais a ampliação do mercado bem como incrementar o desenvolvimento de atividades sustentáveis.

Confira a programação completa:

programação festa catarinense banana