Por: Jonatan Luiz | 2 anos atrás

O preço médio de passagens aéreas é mais baixo caso a compra seja feita 53 dias antes do embarque. É o que aponta um levantamento global feito pelo comparador de preços de bilhetes Momondo, que analisou as tarifas cobradas em 100 das rotas mais pesquisadas no site. Viajantes que decidirem realizar a compra com essa antecedência podem pagar até 26% menos no valor da passagem.

A pesquisa também aponta que o preço da passagem pode variar de acordo com o dia da semana e o horário no qual o voo será realizado. Para quem tem mais flexibilidade para definir a data da viagem, o melhor é embarcar na terça-feira, quando as tarifas são, em média, 12% mais baratas do que as registradas em outros dias da semana. Já viajar entre às 18h e meia-noite pode sair 6% mais barato do que durante o dia, entre 10h e 15h.

Outros fatores que afetam os preços

Dia da partida, companhia aérea, baixa ou alta temporada e aeroporto são outros fatores que também influenciam no preço da passagem e, portanto, devem ser considerados na busca pelo menor preço.

Para auxiliar o consumidor a economizar na compra do bilhete, a ferramenta “Insights para a viagem”, da Momondo, mostra em uma mesma página, conforme o destino pesquisado, qual companhia aérea cobra a passagem mais barata, em qual semana o preço do bilhete está mais baixo, qual é a antecedência ideal para pagar menos na compra da passagem, em qual horário e dia da semana pode ser encontrada a passagem mais barata, e em qual aeroporto o custo da passagem é menor.

A ferramenta inclui mais de 10 mil rotas. Para usá-la, o usuário deve primeiramente buscar um destino e, depois de apresentados os resultados, basta clicar no link “Insights de viagem”, logo abaixo dos campos de busca.

Fonte: Exame