Por: Gabriela Bubniak | 1 ano atrás

Em janeiro de 2017, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) terá alterações no atendimento em Jaraguá do Sul. Mas não vai ser só por aqui, as cidades de Canoinhas e Tubarão também vão sair de férias, mas nos meses de dezembro e fevereiro.

A equipes farão férias coletivas por 30 dias de forma alternada a fim de causar menos impacto aos estoques. Em entrevista ao G1 Santa Catarina, a gerente técnica do órgão, Patrícia Carsten, explicou que o Hemosc adotou a estratégia em função da dificuldade para contratar médicos temporários para cobrir as férias dos profissionais.

De acordo com o Hemosc, historicamente, nesta época do ano, as coletas são reduzidas pela falta de doadores, já que muitas empresas dão férias coletivas para os funcionários.

Em Jaraguá do Sul, as férias coletivas serão de 1º a 31 de janeiro de 2017 e as coletas de sangue serão retomadas no dia 2 de fevereiro. Em dezembro, ainda este ano, o Hemosc vai parar apenas nos dias 23 e 30.

Já em Canoinhas, as férias coletivas ocorrem de 1º a 31 de dezembro, com coletas retomadas em 3 de janeiro. Em Tubarão, será de de 1º de fevereiro a 2 de março, e volta marcada para o dia 6 de março.

Em 2016, até hoje, dia 7 de dezembro, foram registradas 4.124 coletas de sangue no Hemosc de Jaraguá do Sul, sendo 403 coletas a mais do que o mesmo período no ano passado, com 3.721 registros.

Em novembro foram feitas 310 coletas, número que está dentro da média mensal que, segundo a enfermeira responsável, Raquel Ribas, fica entre 300 e 350.