Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, inaugura neste sábado, dia 15, duas Academias da Saúde, equipamentos previstos pelo Ministério da Saúde para prevenir doenças e incentivar a prática de atividade física gratuita e orientada.

A inauguração é aberta ao público e acontece às 8h30 na Academia da Saúde do bairro Vieira e às 10 horas na Academia da Saúde do bairro Chico de Paulo, com a presença de autoridades municipais.

Foto: Francisco Junkes/PMJS

Foto: Francisco Junkes/PMJS

A partir de segunda-feira, dia 17, a comunidade da região do Vieira e região do Chico de Paulo terá à disposição duas academias de ginástica gratuitas. Cada academia contará com um educador físico, que vai orientar os alunos durante toda a prática das modalidades.

Entre as modalidades oferecidas estão alongamento, abdominal, circuito funcional, atividade individualizada (para pessoas com problemas de saúde como cardiopatia ou obesidade mórbida), ginástica localizada e grupos de caminhada.

Diferente dos equipamentos de musculação ao ar livre, já disponibilizados à população em vários bairros, essa academia se propõe a oferecer atividades de uma academia de ginástica (e não de musculação) com o acompanhamento constante de um profissional da Educação Física. Os equipamentos não ficam disponíveis fora do horário do profissional.

Foto: Francisco Junkes/PMJS

Foto: Francisco Junkes/PMJS

Entre os equipamentos externos oferecidos estão pranchas de abdominal, barra fixa, barra para flexão de braço e barra paralela para fisioterapia (dificuldade de caminhar). Os equipamentos que ficam dentro da sala de ginástica são bastão, alteres, cone, caneleira, bola, bosu (meio círculo que estimula o equilíbrio e a estabilidade) e minitrampolim.

Também são oferecidas gratuitamente, a qualquer jaraguaense interessado (não precisa ser do bairro), avaliação física, avaliação antropométrica, postural, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e de percentual de gordura.

Os grupos de caminhada já têm dia da semana e horário para começar. Iniciantes nas segundas e quartas, às 7h30. Para quem já pratica atividade física o horário será nas terças e quintas, às 7h30. Os horários das modalidades de ginástica serão divulgados no decorrer das primeiras semanas de funcionamento da academia.

Foto: Francisco Junkes/PMJS

Foto: Francisco Junkes/PMJS

Para se inscrever como aluno da Academia da Saúde basta comparecer no local a partir do dia 17, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com os documentos pessoais e preencher a ficha de inscrição. Não há nenhum custo para o cidadão. Apenas a vontade de se exercitar.

A estrutura física é investimento do Ministério da Saúde. A manutenção do espaço, o profissional de Educação Física e os equipamentos como pesinhos, caneleiras, cones e colchonetes são investimento da Secretaria Municipal da Saúde. No bairro Vieira o educador físico da prefeitura é Marcelo Arenhart e, no Chico de Paulo, Denacir dos Santos.

A Academia da Saúde do bairro Vieira fica na Rua Adolfo Tribess. Telefone temporário do educador físico para mais informações: (47) 9657-6864 (Claro). Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.