Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Quem conta com a companhia de um cãozinho ou gatinho em casa sabe a relação de carinho e companheirismo que é criada. Hoje, ter um animalzinho é praticamente como ter um filho. Afinal, eles precisam de atenção e de cuidados muito específicos.

Pesquisas mostram que os animais estão tão presentes nas nossas vidas, que o número chega a ser maior do que o de crianças nas famílias. De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE, em 2013, o número de cachorros nos domicílios brasileiros chegou a uma estimativa de 52,2 milhões (Pesquisa Nacional de Saúde – PNS), enquanto o número de crianças de até 14 anos, no mesmo ano, foi de 44,9 milhões (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD).

Com esta presença tão forte dos animais no dia a dia de todos, é comum vê-los presentes também nas atividades cotidianas dos donos. Pensando nesse tipo de cliente, muitos estabelecimentos no país estão adotando um comportamento que é bem comum lá fora: o Pet Friendly.

animais em shopping

Foto: Divulgação

Os locais Pet Friendly, sejam lojas, restaurantes ou escritórios, não se importam em receber os clientes acompanhados de seus pets, e respeitam a companhia dos animais juntamente com seus donos.

Em Jaraguá do Sul, esse comportamento tem crescido e se tornado mais evidente com a adesão de placas que sinalizam o apoio dos animais nas lojas.

A responsável pelas plaquinhas é Marciele Piccoli Cravo, proprietária do e-commerce Bom pra Bicho. “Eu levo meu pet para as minhas atividades e também já sabia de alguns donos de estabelecimentos que levavam seu animalzinho para passar o dia na loja”, explica.

pet friendly placa

Segundo Marciele, é importante que quem for aderir ao movimento seja alguém que realmente goste de animais e que não veja problema em ter um animalzinho no chão da sua loja. “É claro que o dono precisa conhecer o seu pet e saber como ele se comporta na presença de outras pessoas, se já está acostumado”, explica.

Até agora, cerca de 15 estabelecimentos já se aderiram ao pet friendly, como é o caso da loja de roupas femininas Amei, que colocou a sinalização há cerca de um mês.

Conforme a sócia-proprietária, Elaine de Moura, a loja sempre aceitou pets, mas agora com a plaquinha até já receberam elogios pela iniciativa. Elaine explica que é muito comum as pessoas saírem no fim do dia com seu pet e acabarem parando em frente a vitrine. “As pessoas sempre ficavam na dúvida se poderiam entrar com o bichinho ou não. Com a plaquinha facilita muito a comunicação, e sem contar que ninguém quer deixar seu bichinho amarado fora da loja”, destaca.

Foto: Via Facebook Amei

Foto: Via Facebook Amei

Elaine ainda comenta que o amor pelos animais é o motivo de apoiar a causa. “Justamente por gostar dos bichinhos apoiamos muito essa causa, e sabemos que um pet não é apenas um animal, mas acabam se tornando um membro da nossa família”.

Confira alguns estabelecimentos que já aderiram ao pet friendly:

– Modelle Skin
– Loja Akazo
– Daff Modas
– Fotógrafo Kadu Di Calafiori
– Vivalar Interiores
– Porcelanas Festas
– Bonequinha de Luxo
– Eco Flora Floricultura
– Amei
– VIP Lounge
– Floriani Decor
– Keiser Moda Íntima
– Loja Sky (Reinoldo Rau)
– Cia da Camisa
– Loja T-Shirt

Quem quiser adquirir sua plaquinha pode entrar em contato pela fanpage Bom pra Bicho.