Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Matéria por Heloísa Jahn, para O Correio do Povo:

cesaraira

Pela primeira vez na história da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, o público terá um encontro com um convidado internacional. Faltando exatas três semanas para o início da maratona literária jaraguaense, é chegado o momento de divulgar a programação completa. E, neste ano, a lista de autores que vão desembarcar na cidade conta com o nome de César Aira.

Com mais de 70 livros publicados, o escritor argentino é considerado o mais inventivo da América Latina. Tanto que foi finalista do Man Booker Prize International 2015 e condecorado pelo governo francês como Chevalier dans I´Ordre des Arts et Lettres. Recentemente, também recebeu citações do The New York Times. Ele participa da Feira no dia 15 de junho, segunda-feira. O bate-papo com o autor, que terá tradução simultânea, começará às 19h, e ocorrerá no Centro Cultural Scar. “O César Aira é um escritor vital na literatura contemporânea mundial, alguém que será lembrado por décadas e décadas por suas histórias febris, mas também por devolver o poder à imaginação”, destaca o coordenador Carlos Henrique Schroeder.

Além de Aira, o evento receberá a visita do ator e roteirista Gregório Duvivier, do jornalista Edney Silvestre, da cantora, compositora e escritora Fernanda Takai, do escritor Marcelino Freire e dos autores André Neves, Ilan Brenman e Rogério Andrade Barbosa. Paralelamente aos debates, a Feira do Livro também programa show com o grupo ‘Os poETs’, de Porto Alegre, e com Socorro Lira, de São Paulo, e a estreia do filme jaraguaense ‘Sarau’. Para as crianças, ainda haverá sessões diárias de contação de histórias. E, para o público ávido por novidades editoriais, ocorrem diversos lançamentos de livros.

feriadolivro

De acordo com Schroeder, nesta edição, a Feira terá uma grande atração por dia, o que a deixará ainda mais imperdível. “Vamos ter autores, shows, filmes e também algumas sessões de contações de histórias em outros idiomas, como italiano e inglês. Pois, agora, nossa feira é internacional”, explica.

Nesta nona edição, a iniciativa terá cerca de 20 estandes ocupados por livrarias e editoras de diferentes partes do Estado e país. Toda a programação tem como ponto de encontro o Centro Cultural da Scar. De segunda a sexta-feira, as atividades acontecem das 9h às 21h, nos sábados, das 9h às 19h, e aos domingos, das 10h às 18h. O acesso, como nos anos anteriores, será gratuito.

A Feira do Livro está programada para acontecer entre os dias 11 e 21 de junho. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Design Editora e Eventos, Sesc, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e conta com patrocínio da Weg, Zanotti, Duas Rodas e Elian. A programação completa pode ser consultada no site www.feiradolivro.org.

—–
PROGRAMAÇÃO

11 de junho – Quinta-feira        
19h – Bate-papo com Gregório Duvivier     
Formado em letras pela PUC-Rio, é um dos idealizadores do coletivo Porta dos Fundos, em que trabalha como roteirista e ator. É autor de 1A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora’ (7Letras, 2008), ‘Ligue os pontos – poemas de amor e big bang’ (Companhia das Letras) e ‘Put some farofa’ (Companhia das Letras). Duvivier também colabora com a Folha de São Paulo, assinando uma coluna semanal na Ilustrada.

12 de junho – Sexta-feira           
19h – Bate-papo com Edney Silvestre  
Jornalista, roteirista, cineasta, documentarista, dramaturgo, produtor, escritor, romancista e cronista. Edney ainda é repórter especial da Rede Globo e, desde 2002, é o âncora do programa Globo News Literatura.

Dia 13 de Junho – Sábado          
19h – Show com “Os poETs” (Porto Alegre /RS)
Os poETs são a banda formada por Alexandre Brito (violão e voz), Ricardo Silvestrin (voz) e Ronald Augusto (violão e voz). Apresentam um repertório de músicas próprias, compostas em parceria. No roteiro, hits dos cds “Música Legal com Letra Bacana”, “os poETs 2” e inéditas. Como escreveu o crítico Tárik de Souza, “os poETs chacoalham o conformismo da música brasileira contemporânea”. Além de músicos, Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto também são escritores com vários livros publicados e premiados. www.ospoets.com.br

Dia 14 de junho – Domingo        
18h – Show com Socorro Lira (São Paulo/SP)
Vencedora do 23º Prêmio da Música Brasileira (2012) de melhor cantora na categoria regional, faz espetáculo intimista e com repertório próprio. Acompanhando-se ao violão, canta canções dos seus sete CDs autorais.
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

Dia 15 de junho – segunda-feira             
19h – Bate-papo com César Aira (atração internacional)         
Com mais de 70 livros publicados, ele é considerado o autor mais inventivo da América Latina. O escritor foi finalista do Man Booker Prize International 2015 e condecorado pelo governo francês como Chevalier dans I´Ordre des Arts et Lettres. Recentemente, também foi citado pelo The New York Times.

Dia 16 de junho – Terça-feira    
9h – Quem tem medo do Lobo Mau?, bate-papo com Ilan Brenman
Desde 1997 Ilan já publicou mais de 60 livros infantis e juvenis. Ganhou diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil. Pela mesma Fundação ganhou três prêmios: Melhor livro para Crianças 2011, pelo livro “O Alvo” (Melhor livro de reconto 2009, pelas “14 Pérolas da Índia”, Melhor livro-Imagem 2010, pelo” Telefone sem Fio” (Ed Cia da Letrinhas). Seus livros são também presença constante no catálogo brasileiro levado a feira Internacional de Bolonha. Em 2012 seu livro “O Alvo” foi selecionado para o catálogo Withe Ravens (Munich/Alemanha), o que significa fazer parte do melhor que foi publicado no mundo em 2011. Desde 2011 os livros de Ilan ultrapassaram as fronteiras brasileiras e hoje já são publicados na Dinamarca, Suécia, Itália, França, Espanha, Coreia e México.

Dia 16 de junho – Terça-feira    
19h – Bate-papo com Fernanda Takai
Fernanda Takai é uma multiartista: cantora, compositora e escritora, há 22 anos, é vocalista da banda mineira Pato Fu. Autora dos livros de crônicas ‘Nunca substime uma mulherzinha’, A mulher que não queria acreditar’ e do infantil ‘A gueixa e o panda vermelha’, recentemente, ela se lançou em carreira-solo, chegando a gravar um CD de inéditas com o guitarrista Andy Summers (The Police). Lançou 15 álbuns e seis DVDs. Tem quatro Discos de Ouro e vendeu mais de um milhão de cópias. Artista multipremiada pela APCA, Grammy Latino, MTV Brasil, Multishow, Revista Bravo!, Prêmio da Música Brasileira, entre outros.

Dia 18 de junho – quinta-feira  
19h – Bate-papo com Marcelino Freire
Escritor pernambucano, Marcelino Freire foi duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura (2006 e 2014). Possui sete livros lançados no Brasil e duas antologias publicadas na França.

19 de junho – Sexta-feira           
14h – Bate-papo com André Neves  
Um dos grandes nomes da literatura para crianças, André Never é ganhador do prêmio Jabuti de 2011 (melhor livro infantil) e 2013 (melhor ilustração de livro infantojuvenil). Seu trabalho como ilustrador do livro ‘Sebastiana e Severina’ foi selecionado para a XX Mostra Internazionale d’ Illustrazione per I’infanzia Stepan Zavrel, na Itália. É autor dos livros infantis ‘Um Pé de Vento’, ‘Mestre Vitalino’, ‘A seca’, ‘Lino’ e outros.

FONTE: Assessoria de Imprensada Feira do Livro de Jaraguá do Sul