Por: João Marcos | 5 anos atrás

Mais do que uma estrutura religiosa, a sede da Paróquia Luterana Apóstolo Tiago que foi inaugurada no domingo, representa uma história de perseverança. Foram sete anos de dedicação para levantar as paredes que hoje são um símbolo de fé para as comunidades dos bairros Amizade e Czerniewicz.

1-igreja

Dos rabiscos do casal de pastores, Carlos e Claudete Ulrich, nasceu um projeto que previa uma igreja em formato de barco. A inspiração veio de uma passagem da Bíblia onde Jesus convida os discípulos para embarcar em direção as crenças religiosas.

“Tudo foi pensando nesse formato, como os vitrais nas janelas. Sentadas as pessoas olham para cima e veem o azul, céu e pássaros, e ao lado o verde do mar com os peixes”, explicou o presidente da comunidade, Ademar Gruetzmacher.

Para muitos, a construção parecia impossível. Mas desde o começo, uma equipe tomou a frente do projeto e começou a buscar fundos para trazer a ideia para a realidade. “Acompanhamos desde a primeira batida para colocação da pedra fundamental em 2004. Não existem palavras para descrever a emoção”, destacou o presidente da paróquia e da comissão de construção, Reinoldo Schulz.

Ao todo são 822 m², com oito metros de altura. A igreja abriga 380 pessoas sentadas. Já a torre, na parte frontal, tem 26 metros. Das paredes aos bancos, foi investido mais de R$ 1 milhão.

Schulz recorda do susto que teve ao receber o orçamento da obra, que na época já girava em torno deste valor. “A confiança que transmitíamos fez com que tudo fluísse, principalmente para as doações. As comunidades não têm como realizar projetos sozinhos, por isso é importante o apoio. Para mim o aprendizado foi muito grande”, analisou.

A igreja fica na rua Roberto Ziemann, no bairro Amizade. Pra quem ainda não deu uma passa por lá, vale a visita.

Via OCP