Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás
UPDATE 26/03: Por determinação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o reinício da viagem do Compensador WEG foi reprogramado para o Domingo (30.03) às 7h a partir do Km 57 da BR280, seguindo para uma área de armazenagem em São Francisco do Sul (a 2 km do Porto). A máquina deve chegar no fim da tarde do mesmo dia em São Francisco do Sul. Assim, o prosseguimento da viagem não acontecerá nesta quinta-feira. O trânsito fluirá normalmente.

gerador_weg

Caso as obras da ponte no Km 27 da BR 280 estejam prontas e não hajam imprevistos, o  compensador WEG que está parado neste momento próximo ao viaduto da Mannes Colchões continuará sendo transportado a partir da manhã da quinta-feira (27/03) com destino a São Francisco do Sul.

É um dos dois primeiros compensadores síncronos de grande porte produzidos pela WEG. Com 11 metros de comprimento, 7 metros de altura e 310 toneladas cada, o compensador é a maior máquina engenheirada desenvolvida pela companhia.

Para chegar até o cliente, ele passará por uma complexa logística de transporte. Como o deslocamento depende das condições climáticas para acontecer e a velocidade permitida é de 15 km/h, o equipamento levará aproximadamente cinco dias para chegar até o Porto de São Francisco do Sul (via BR 280). O transporte será escoltado pela Polícia Rodoviária Federal e carros de apoio.

Gerador síncrono WEG - Foto Giovane Cesar Tecila

Gerador síncrono WEG – Foto Giovane Cesar Tecila

De São Francisco, segue viagem pelo mar numa balsa oceânica de 64 metros de comprimento até o Porto de Rio Grande/RS. Do porto de Rio Grande, levará aproximadamente mais 5 dias até o destino final.

Por motivos de segurança e lei que proíbe o transporte de cargas de grande porte no período da noite e madrugada, a movimentação será realizada durante o dia.

A WEG, juntamente com os órgãos responsáveis, está tomando as medidas necessárias para evitar maiores transtornos à população. O segundo compensador sairá em breve. A data certa ainda será informada.

Confiram o vídeo abaixo que mostra em time lapse o processo do montagem do gerador gigante:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=h06rWo1zg2c&feature=youtu.be” width=”640″ autohide=”1″]


E bem observado por Giovane Tecila em sua timeline, este é um bom momento para lembrar nossos governantes da importância da duplicação da BR 280 para nossa cidade.