Por: André Marques | 03/08/2014

Lidar com um tumor cerebral pode ser bastante complicado. Geralmente, cirurgia é a única maneira de se ver livre do cancer, mas  as operações podem ser muito difíceis, necessitando de uma mão estável e um olho expert para remover todo o tumor.

Dr. Jim Olson, um Oncologista Pediátrico  e pesquisador no centro de combate ao câncer Fred Hutchinson em Seattle, já se frustrou muito com as dificuldades. Recentemente ele colaborou no desenvolvimento de uma técnica que pode transformar o modo de combate ao tumor – e tudo isso graças a um ferrão de escorpião.

PVerde (84) Escorpiao preto

A droga conhecida como “Tumor Paint” (Tinta de tumor, em tradução livre) se vincula às células doentes e brilha. Isso torna muito mais fácil para cirurgiões notar a diferença entre células com tumor e células saudáveis. A tinta é produzida usando peptídeos do mais novo aliado da ciência, uma espécie de escorpião com um ferrão paralisante.

Ao mesmo tempo, Olson está procurando por outras formas não convencionais  de combater o câncer. Ele criou o Projeto Violeta – nomeado após um jovem paciente com câncer doou seu cérebro para a ciência após a sua morte, para levantar dinheiro através de um processo chamado de crowdsourcing para que essas novas drogas sejam desenvolvidas com mais rapidez.

Via BBC