Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

Ah, que tal um post com dados científicos sobre sonecas pra mostrar pro patrão? Li essa matéria semana passada, tive o maior prazer em testar cada um dos tempos e devo dizer: a roncadinha de 20 minutos fez milagres pela minha produtividade.

Segue o infográfico, abaixo incluí a tradução do texto. Identifique o motivo da sua soneca e o tempo ideal para atingi-lo:

infográfico soneca

QUANTO TEMPO DEVE DURAR UMA SONECA?
– 10 a 20 minutos
Dizem os experts que esta soneca energética é a ideal para um impulso à sua atenção e disposição. Esta duração geralmente está no limite dos estágios mais leves do sono NREM, tornando mais fácil o despertar e retorno à atividade.
– 30 minutos
Alguns estudos mostram que dormir por este tempo pode causar inércia sonolenta, algo como uma ressaca que vai durar outros 30 minutos após acordar – tempo que vai matar o aproveitamento dos efeitos restaurativos da própria soneca.
– 60 minutos
Esta soneca é a melhor para aperfeiçoar o aprendizado de fatos, rostos e nomes. Ela inclui uma onda de sono leve, do tipo mais profundo. Efeito negativo: você pode ficar meio baleado depois de acordar.
– 90 minutos
Este é um ciclo completo de sono, que vai dos estágios mais leves aos mais profundos, incluindo sono REM, que geralmente leva a ter sonhos. Este período de sono leva a aperfeiçoar a inteligência emocional, de procedimento (como tocar um piano, por ex.) e criatividade. Uma soneca dessa duração tipicamente evita a inércia por sono, tornando mais fácil o despertar.

NOTA PESSOAL
Acredito que a matéria não inclua o tempo que você leva pra pegar no sono. Pelo que pude medir, levei algo entre 8 e 10 minutos pra entrar naquela descansada pós-almoço… Considerem isso quando setar o despertador.