Por: Gabrielle Figueiredo | 13/11/2015

Quando as temperaturas começam a subir, algumas peças começam a ser colocadas de lado e os edredons e cobertores mais pesados vão para dentro do armário até o próximo ano. Como passarão muito tempo guardados, é necessário tomar alguns cuidados para manter a peça segura durante o período.

– Primeiramente devemos ter alguns cuidados com o armário onde cobertas e edredons serão armazenados. Não adianta manter tudo super bem guardado, se o móvel tiver mofo ou umidade. Então, é bacana colocar um antimofo, daqueles encontrados facilmente em supermercados dentro do armário, seguindo as instruções do produto.

– Antes de guardar as peças de inverno é fundamental lavá-las. Se os edredons e cobertores não cabem em sua máquina de lavar, leve-os a uma lavanderia para higienização. Se a lavagem for feita em casa, atenção redobrada – os tecidos devem estar completamente secos, para não correr o risco de mancharem, ficarem com cheiro de mofo ou acumularem fungos e bactérias.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

– O jeito de dobrar o edredom vai depender do espaço disponível no armário. Escolha uma dobra-padrão e faça igual em todas as peças, assim, não há risco de os tecidos ficarem amarrotados. Para facilitar o processo, uma dica é dobrar os cobertores até quatro vezes, de maneira que formem um quadrado.

– Evite guardar cobertores e edredons em sacos plásticos, isso pode produzir umidade e facilitar o desenvolvimento de microrganismos que provocam alergias. A melhor forma de guarda-lo é em embalagens a vácuo, disponíveis no mercado, que também têm a vantagem de diminuir o volume dos tecidos. Se não tiver, utilize sacos em TNT, não utilize os sacos plásticos comuns.

cobertores vacuo

Foto: Divulgação

– Colocar os edredons e cobertas no sol mensalmente faz bem, inibe mau cheiro, fungos, mofo e ajuda a combater os ácaros.

– Antes de voltar a utilizar cobertores e edredons, lave e seque. Para que esse processo seja realizado de forma eficaz, retire as peças do guarda-roupa com antecedência, lave e deixe secar por completo. Isso evitará mau cheiro e proliferação de ácaros.

Fonte: BBEL