Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça-feira (21) que Xanxerê, no Oeste catarinense, foi atingida por um tornado no final da tarde de segunda (20). Duas pessoas morreram, outras 120 pessoas ficaram feridas e aproximadamente mil ficaram desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar na cidade (fonte).

temporal01

xxe32__grande

xxe16__grande

Assim ficou o ginásio de esportes da cidade:
xxe10__grande

Cerca de 2,6 mil residências foram atingidas. A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou que 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz em 20 cidades da região, após 11 torres de transmissão caírem ou ficarem inclinadas.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/pa2SDxcxiRc” width=”650″ autohide=”1″]

Circulam vídeos impressionantes do acontecimento na timeline:

Novas imagens assustadoras do que aconteceu em Xanxerê / SC Confira a gravação aterrorizante feita pelo Ronaldo de Oliveira do tornado. O Ronaldo estava em uma reunião de trabalho quando tudo aconteceu. #Compartilhe e conheça a CG Viagens e Climatologia Geográfica

Posted by Climatologia Geográfica on Terça, 21 de abril de 2015

 

Este um feito à distância dá uma noção da força com que a natureza agiu no local:

Espantoso….um vídeo que fiz por estar no lugar certo e na hora certa…

Posted by Márcio Cunha on Terça, 13 de janeiro de 2015

 

Entramos em contato com a Defesa Civil daqui acerca contribuições para as vítimas do fenômeno, e fomos informados que um caminhão com donativos já saiu de Jaraguá do Sul nesta manhã mesmo, às 7h30. Feito isto, no momento donativos não estão mais sendo coletados na cidade, porém o Corpo de Bombeiros Voluntários de Schroeder vai mandar novo carregamento da região neste fim de semana, então roupas, cobertores, colchões, alimentos e material de limpeza podem ser deixados com eles.

Material de construção e água potável não estão sendo solicitados no momento, porém há também necessidade de apoio no transporte das arrecadações. Quem tiver ou souber da disponibilidade de caminhão ou van, é solicitado que também faça contato.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Schroeder fica no centro da cidade, Rua Blumenau, nº242 (fundos do Ginásio Alfredo Passold). O telefone para contato é o 3376 5431.


Vale constar:

População mobilizada
A cidade de Xanxerê se mobilizou para atender às vitimas do tornado. Muitos moradores estão distribuindo alimentos e auxiliando parentes e amigos a retirar objetos de escombros. Padarias da cidade também estão distribuindo comida.

“Eu e o meu esposo decidimos distribuir comida para pessoas que foram atingidas”, disse a vendedora Scheila Waltrick, 39 anos, moradora de um bairro que não foi afetado pelo fenômeno. Eles e a empresária Elisangela Trevisol, 39 anos, levam pedaços de bolo, sanduíches e sucos aos trabalhadores nas casas.

“Parece que ainda não caiu a ficha. Algumas pessoas choram, outras não acreditam. Mas vamos ajudar como podemos”, disse Scheila sobre o gesto de solidariedade. Nas ruas, é comum ver a força-tarefa para limpeza e reconstrução.

Fonte.