Por: Gabriela Bubniak | 4 anos atrás

Se todo mundo soubesse os benefícios que a dança proporciona, sairia sacudindo o esqueleto por aí.

Dançar não é apenas uma diversão, é uma atividade comprovadamente terapêutica, que faz bem ao corpo e ao coração, e não demanda nada além de tempo, som e um pouquinho de disposição. 😉

Praticar uma hora de dança três vezes por semana, por exemplo, é um tratamento eficaz contra a pressão arterial alta, mal que acomete 25% da população brasileira. E ainda tem mais: se praticada com regularidade, a dança equivale a uma atividade física como corrida ou caminhada.

rs_560x315-140818145049-2014-08-18_14_39_12

Veja mais benefícios que a dança nos proporciona:

Perder peso e tonificar o corpo

Em algumas modalidades é possível gastar até 700 kcal/hora e ter um corpo modelado e definido.

Combate à depressão

A dança tem a capacidade de ligar o corpo, a mente e o espírito. Além do benefício físico traz também paz interior e mexe bastante com o emocional, coloca sentimentos para fora. Alguns alunos acabam até trocando a terapia pela dança.

Aumenta a autoestima

Lúdica e divertida, é benéfica para pessoas que estão se sentindo por baixo. Conforme você vai aprendendo novos passos e evolui na atividade, percebe que é capaz de alcançar novos objetivos e se sente melhor consigo mesma.

Treina o cérebro

A dança mexe com a coordenação motora, com a percepção do espaço e com a improvisação – aspectos que treinam o cérebro. Uma pesquisa publicada neste ano no New England Journal of Medicine mostrou que dançar reduz em 76% os riscos de se desenvolver doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Une o casal

Você sabia que uma aula de dança pode aproximar duas pessoas? Quando está sentindo que há uma distância entre você e a pessoa amada, é só convidá-la para dançar. Isso fará com que vocês passem mais tempo juntos e desenvolvam um objetivo comum.

Ajuda a fazer novos amigos e socializar

O dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais individualistas. A prática de um exercício em grupo ajuda na socialização e a pensar em conjunto, além de ajudar a fazer novas amizades, que são sempre bem vindas. Não tem como negar, a dança faz bem para o corpo, mente e alma

Pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade

Hoje existem diversos tipos de danças que podem se enquadrar em qualquer necessidade. Crianças, adultos e idosos, desde que tenham o acompanhamento e instruções de um profissional capacitado, podem praticar até mesmo mais de uma modalidade.

Se convenceu? 😉

tumblr_mp2c66Bn9J1roycz2o1_400

Fontes: M de Mulher, Portal Vital e Revista Viva Saúde
Foto: Divulgação