Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

É só puxar! Mas é claro que é um pouco mais complicado do que isso!


Em primeiro lugar é necessário afrouxar as amarras de trás do corset. Então você deverá vesti-lo sobre uma regatinha de algodão ou liner, para que não machuque a pele. Aproveite esse momento para posicionar o corset de forma correta. Verifique se o zíper, colchetes ou o busk estão bem no meio do seu tronco e se aparte superior e inferior estão nas posições corretas, nem muito pra cima nem muito para baixo. Aí começa a parte de apertar o corset. Para que o corset fique bem apertado e você se sinta confortável usando-o, é preciso de um tempo para apertá-lo.

Comece puxando as amarras superiores. Cruze os cordões superiores e vá puxando. Depois segures os cordões e vá ajeitando as amarras, para que todas fiquem bem apertadas. Se você não se sentir confortável, não aperte o corset tanto na parte superior, sobre as costelas, para que não a machuque. Vá repetindo essa ação até que a parte superior esteja apertada, mas de forma confortável, sem dores ou problemas na respiração. Repita o mesmo procedimento com as amarras inferiores.

Depois do corset bem apertado faça uma pausa. Espere de 5 a 10 minutos e durante essa pausa se mova com o corset, caminhe um pouco, retire as rugas da blusa usada sob o corset. Levante os braços, gire seu corpo dentro do corset. Depois desse procedimento, aperte o corset mais uma vez. Repita esses procedimentos até chegar na forma desejada.

Algumas tight lacers usam uma maçaneta para ajudá-las a apertar o corset. Elas laçam as amarras na maçaneta e andam na direção oposta, fazendo pressão para apertar o corset. Essa técnica faz com que o a peça fique mais apertado. Você pode usá-la também se quiser.

Para amarrar o corset, é necessário das dois nós nos cordões. Faça nós fortes, seguros e laços apertados, para que não afrouxem. Também não amarre o corset na frente, isso fará com que haja um desgaste nas laterais do corset, podendo haver problemas na estrutura dele e na forma da sua cintura.


Para abrir o espartilho:

Sempre afrouxar os laços em primeiro lugar, não solte os colchetes, zíper ou busk enquanto o corset está sob tensão, isso pode comprometer a estrutura deles. O correto é afrouxar as amarras das costas e então abri-lo pela frente. Para usá-lo novamente, você deverá afrouxá-lo ainda mais para que ele entre novamente. E então deverá começar o processo desde o começo.

Por Tyara Caroline Gaedtke. Leia os outros posts da série sobre Tightlacing:
1 – O que é tightlacing?
2 – Porque uma cintura fina é atraente?
3 – Os diferentes tipos de Corset
4 – Corset vs Corselet 
5 – Como escolher a sua corsetmaker?