Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
 Isabelle sabe da importância da prevenção e faz uso do álcool em gel Foto: Eduardo Montecino

Isabelle sabe da importância da prevenção e faz uso do álcool em gel
Foto: Eduardo Montecino

O inverno está cada vez mais próximo e com ele os alertas da Gripe A começam a se intensificar. Todo cuidado é pouco e a higiene, principalmente em locais públicos, é essencial para manter a população afastada do vírus.

A recepcionista do posto de saúde do Centro, Isabelle Krawulski Minel, 16 anos, sabe da importância de manter o local limpo, por isso, deixa sempre uma garrafa de álcool em gel em cima da mesa. “Muitas pessoas passam por aqui diariamente, temos que manter tudo limpo, assim podemos evitar que doenças se espalhem”, diz. Ela também costuma passar pano com álcool nos puxadores da porta principal.

Em Santa Catarina, 13 casos da Gripe A já foram confirmados, dos quais nove são de Influenza A (H3N2), dois por Influenza A (H1N1) e dois pelo vírus Influenza B. O vírus foi confirmado em moradores das cidades de Joinville, Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Balneário Camboriú e Morro da Fumaça.

Jaraguá do Sul ainda não registrou nenhum caso, mas algumas infecções suspeitas foram tratadas. Segundo o secretário de Saúde, Ademar Possamai, com a chegada do inverno as pessoas estarão em maior contato com a circulação do vírus. “Continuamos alertando a população sobre a importância da prevenção e dos cuidados para não contrair ou transmitir o vírus. Ainda temos trabalhado na conscientização de empresas e escolas”, diz. No ano passado, a região de Jaraguá do Sul registrou 103 casos, o que representa 20,6% do total de Santa Catarina, das 42 mortes, 10 ocorreram na região.

De acordo com a enfermeira supervisora de imunização, Ana Cristina Kneipp, a campanha de vacinação, que começou tímida, superou as expectativas. Até o dia 7 de maio, último dia da primeira etapa, a Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul contabilizou 70% do público prioritário vacinado. Até o último dia 16, mais de 86% das pessoas dos grupos de risco (grávidas, idosos, portadores de doenças crônicas) haviam sido vacinadas, o que corresponde a 22.034 pessoas.

Quem não se vacinou e faz parte dos grupos de risco, ainda pode buscar a imunização até o próximo dia 30 de maio. Os únicos postos de saúde que não possuem sala de vacina são os dos bairros Amizade/Czerniewicz, Vieira e Tifa Martins/Ana Paula.

Hospital muda rotina interna

Como medida preventiva à Gripe A, o Hospital São José realizou alterações na rotina de visitas aos pacientes. A partir da próxima segunda-feira (26) a entidade passa a adotar uma série de procedimentos, considerando a aproximação do inverno e o registro de quedas na temperatura.

As medidas tomadas para a prevenção foram restringir em 30 minutos o horário de visitas aos pacientes internados; intensificar a lavagem das mãos; reforçar a importância da utilização de álcool gel; proibir visita de crianças e gestantes; restringir visitas à maternidade e restringir a apenas um visitante para os paciente em isolamento.

No Hospital e Maternidade Jaraguá, a enfermeira do controle de infecção hospitalar, Simone Fossile Ziehlsdoerff, explica que a entidade deve manter o horário de visitas – com uma hora de duração. “Não há a necessidade de criarmos, no momento, uma situação de alerta neste sentido”, diz. Segundo ela, o perfil da maioria dos pacientes é diferente nos dois hospitais, por isso, é necessário adequações para evitar possíveis transmissões. Se aparecerem casos ou suspeitas da Gripe A, a quantidade de visitas poderá ser limitada.

Queda de temperatura

Nesta quinta-feira, a frente fria, que desde ontem avança pelo Estado, deve ocasionar chuva em alguns momentos do Planalto Norte e Litoral Norte. A partir de amanhã está prevista uma melhora no tempo com avanço de uma massa de ar polar pelo Sul do Brasil e a temperatura começa a diminuir. No fim de semana há previsão de temperatura mínima entre 0ºC e 5ºC nas áreas altas do Estado, com formação de geada.

De acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, em Jaraguá do Sul a sexta-feira deve registrar mínima de 16° e máxima de 23°. Já no fim de semana a temperatura varia entre 9° e 22°.

Via OCP Onlineale