Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás
efemeride

Até Dom Pedro I, quem diria, doidinho por um feriado

Que dia é hoje?
Você já ouviu falar do termo efeméride? Efe..oque? Efeméride, pô!

Para quem não sabe, “uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos.” (WIKIPEDIA,2015).

Resolvi escrever sobre isto na coluna de hoje, pegando uma carona no recente feriado de Tiradentes, ocorrido em 21 de abril, e também porque perguntei para uma pessoa bem próxima se ela sabia o que se comemorava no dia 13 de maio. Ela me respondeu com uma pergunta: “Proclamação da República?” E eu respondi: “No dia 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura!”.

E esse “lapso” de memória não foi só observado nessa pessoa próxima, porque esses tempos fiz a mesma pergunta para uma turma que eu lecionava na Faculdade e ninguém soube responder. Aproveitei para colocar no quadro uma série de datas comemorativas, e pasmem, ninguém acertou nenhuma delas.

Bons tempos aqueles das aulas de Educação Moral e Cívica, onde éramos “obrigados” a saber de cor e salteado todas as datas comemorativas. Era o Dia do Fico (09/01), Dia do Índio (19/04), Dia de Tiradentes (21/04), Descobrimento do Brasil (22/04), Dia da Independência (07/09), Proclamação da República (15/11), entre outros.

Depois, queremos nos considerar tão politizados, queremos sair às ruas reivindicando nossos direitos, sem ao menos sabermos das datas importantes do nosso País e o significado de cada uma delas. Para alguns elas tem somente um significado: FERIADOOOO, ou “podia ser feriado”…

Bom, acredito que deveríamos estudar um pouco mais para que ao menos tivéssemos conhecimento de causa e saber o que estamos pedindo.

Segue uma lista de efemérides de 2015 para ficarmos um pouco mais ligados, falou?

—–

No Sacra
A programação do “melhor bar do mundo” para esta semana não tem pra ninguém. O agito todo começa nessa quarta-feira (22), o pós-feriado no Sacra vem com tudo com a noite do Palco Aberto, onde o artista da noite pode ser  você. É só ter o talento musical nas veias e se jogar no palco da casa para mostrar seus dotes artísticos. Vale lembrar que nas quartas de Palco Aberto não é cobrado a entrada na casa.

Já na quinta-feira (23), quem volta com tudo, trazendo um repertório com muito rock e pop, é o duo Camaleão Robô, formado pelos amigos Tiago Wickmann e Lenílson Elísio. Para a mulherada a entrada é free.

Na sexta-feira (24) a noite é da banda Rordak de Joinville. A banda que é considerada uma das “queridinhas” da casa, essa semana faz sua apresentação com a formação completa.

Para encerrar a semana, no sábado (25), quem comanda o som é a banda Bazic, formada por Luiz Swim (vocals and bass), Yoran Kuriwa (drums) e Sebastian Paul (Guitar and vocals).

Vale lembrar que o Sacra agora é ambiente smoke free!

 

Banda Bazic é atração do palco do “melhor bar do mundo” neste sábado

Banda Bazic é atração do palco do “melhor bar do mundo” neste sábado

—–

Open Bar na Epic
A galera da 7ª fase do Curso de Administração da Católica agitando para este sábado (25), nas dependências do “club mais elegante da city”, o Epic Concept Club, uma festa no mais puro estilo Open Bar.

Mas vale ficar atento a um detalhe: o open bar vai funcionar das 22h até a 00h, então o lance é sair cedo de casa caso você queira participar do agito todo.

Para a noite, quem estará animando a festa como atração principal são os irmãos Alex & Willian, depois o som fica ao encargo de Kom.Takt e Diego Alvez.

Ingressos antecipados 1º Lote: feminino R$ 15,00 e masc R$ 20,00, nos Postos  Mime Matriz e Reinoldo Rau, ou com a galera da 7° Fase de Administração da Católica. Informações e reservas podem ser obtidas através dos telefones :(47) 9646 2994 ou (47) 3084 2121.

—–

Pink Floyd
Nesta sexta-feira (24), os fãs de uma das mais conhecidas bandas de rock do planeta irão marcar presença no Blackbird Bar para curtir o tributo ao Pink Floyd com a banda ‘PIGS & DIAMONDS’, de Curitiba. O show terá cerca de 3 horas de duração, contemplando todos os sucessos do Pink Floyd e várias canções consideradas lado B.

11156419_814037131984901_6901353961405922439_n

No domingo (26), a partir das 17h, rola uma tarde dedicada ao som autoral, com as bandas  Homens do Pântano (Jaraguá do Sul) e Apicultores Clandestinos (Rio do Sul). Fica o convite.

—–

Jogo das Estrelas
Neste sábado (25), a partir das 19h30min, o Estádio João Marcatto vai ferver com a realização do Jogo das Estrelas. O embate será entre os times “Amigos do Juventus” versus “Seleção das Estrelas”.

Parte da “constelação” que fará o Jogo das Estrelas no Juventus neste sábado

Parte da “constelação” que fará o Jogo das Estrelas no Juventus neste sábado

Para o elenco do jogo já estão confirmados: Edmundo (Animal), Carlinhos (Mendigo do Pânico na Band), Viola, Amaral, André Santos, Vampeta, Mauro Galvão, entre outros. Os ingressos para este jogaço de bola, podem ser encontrados nos seguintes locais: Supermercados Brasão (Rau, Barra e Figueira), Multisom (Shopping e Calçadão), Óticas Diniz (Centro) e na FarmaÁvila (Jaraguá Esquerdo).

Ingressos on-line:  www.ingressonacional.com.br / Mais infos: www.jogodasestrelassc.com.br.

—–

Festa das Estrelas
Depois do jogaço que deve movimentar o Estádio João Marcatto, o agito tem endereço certo para ter continuidade. A festa oficial do Jogo das Estrelas acontece no club mais badalado da city que é o The Way. A noite já tem presenças confirmadas, como os jogadores Edmundo, Viola, Vampeta, Edilson Capetinha, Djalminha estarão marcando presença na FESTA DAS ESTRELAS.

theway

No comando do som, também como um dos convidados especiais da festa o DJ Carlinhos (Mendigo do Pânico na Band), além do sertanejo de LEANDRO & EVANDRO e também o grupo de pagode GRUPO DESAFIO.

Os postos de vendas de convites antecipados para a festa é o Posto Mime Matriz e ZG Tabacaria. Reservas e informações podem ser obtidas pelos telefones:  47 9992 6334 e 47 9973 3866

—–

Stazione Café
Sob o comando dos meus queridos amigos José e Tere Ruda, um dos points mais movimentados do Jaraguá do Sul Park Shopping é a cafeteria Stazione Café.

stazio

O Stazione Café é um dos novos points do Jaraguá do Sul Park Shopping.

Entre uma compra e outra, vale a pena dar uma paradinha por lá e tomar um delicioso café acompanhado do cardápio variado de bolos e tortas (doces e salgadas) oferecido pela casa. Além do mais, o atendimento é de primeiríssima!

Para uma melhor localização, o Stazione Café fica em frente da Loja Renner. Eu fui, aprovei e indico. 😉

Vamos embora, porque a litorina não espera!