Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

O Troco

troco

Aceita uma balinha de troco?

No Código de Defesa do Consumidor não possui nenhum artigo específico a respeito de como o troco deve ser dado nos estabelecimentos comerciais, mas os princípios do Código de Defesa do Consumidor rezam que este nunca seja prejudicado e, também, os artigos que garantem ao consumidor só pagar pelo que compra ou consumiu (art.39, CDC) nos valores ofertados (art. 30, CDC) dão o embasamento legal para a exigência do troco exato.

Diz o Código que quem não tiver troco é obrigado a arredondar o valor da mercadoria para baixo quando não puder dar dinheiro ao cliente. Isso quer dizer que o comerciante queira empurrar as famosas balinhas como troco, estará incorrendo em uma prática abusiva, transformando a negociação em uma venda casada, atitude essa reprimida pelo CDC (art.39, I) e pela Lei que define os crimes contra as relações de consumo (Lei nº 8.137/90, artigo 5º, inciso II).

Isso também se prega aos estabelecimentos que adotaram a ideia de quando não houver troco, pedir ao cliente se o mesmo quer deixá-lo para alguma entidade beneficente. Falo isso não por ser contra essa prática, mas porque acredito que ela já está tornando-se abusiva. Essa semana fui fazer compras em um Supermercado da cidade, e vi o cidadão que estava na minha frente “morrer” com 28 centavos. Quando chegou a minha vez, a atendente também perguntou se eu não queria deixar meus 20 centavos para tal entidade. Como falei anteriormente, não que eu seja contra essa prática, mas de 20 em 20 centavos, se faz R$1,00…

Estava fazendo compras com meu pai em outro estabelecimento da cidade que utiliza da mesma prática, e na hora de pagarmos as compras faltou 4 centavos. Falei pra moça do caixa: “Esses 4 centavos você vai dar de desconto, né?”, e ela grosseiramente respondeu: “NÃO!” Meu pai tirou 25 centavos do bolso para pagar a conta e ela nos deu 20 centavos de troco. Então eu questionei: “Não deveria ser 21 centavos o troco?” E ela disse: “1 centavo vai pro ‘Troco da Bondade'”. Quer dizer então que eu como cliente, tenho que abrir mão do meu troco correto, mas o estabelecimento comercial não pode fazer isso por seus clientes. Um tanto estranho isso…

No mais, acredito que seria muito interessante os estabelecimentos comerciais divulgarem em cartazes ou banners o quanto eles repassam mensalmente às entidades que eles dizem beneficiar.

Sacramentum Pub
O “mellhor bar do mundo” que agora é também TOBACCO FREE (livre do tabaco), apresenta as seguintes atrações para este final de semana.
– Hoje a noite (Quarta dia 15.04), como é de conhecimento do público frequentador da casa, rola o Palco Aberto, que é aquela noite onde aqueles que possuem (ou julgam possuir) o dom da música, subir ao palco e mostrar seu talento. Vale lembrar que a entrada é free a noite toda pra eles, ou pra elas.

– Na quinta-feira (16), estreia na casa o duo SUAGENT, onde os músicos Milton Mills e Heliot Jr. Trazem na bagagem um rock acústico com versões para hits do pop rock anos 80/90 passando pelo alternativo e indie rock. Para a mulherada, a entrada é grátis.

– A Sacra-feira dessa semana (sexta, 17), considerada a noite mais esperada da semana da casa, traz o talento da banda Birinaite. E por falar nisso, como o próprio nome da banda sugere, a noite é propícia para curtir um bom som tomando aquela birita no “melhor bar do mundo”. Quem vier curtir esta noite com a gente pode confirmar sua presença no evento clicando no link aqui.

– No sábado (18), Natana Alvarenga e Kimberly Neves voltam a agitar a galera com seu duo acústico. Nada melhor do que curtir aquele som agradável que só as meninas da banda Somecents sabem fazer.

somecents

Natana e kimberly formam o duo acústico da banda Somecents. Qualidade musical impecável.

 

Epic Garden
Na sexta-feira(17), o mais elegante club da cidade enche-se de luzes e de gente bonita e descolada para curtir a festa Garden Exclusive.
Uma festa que contará com um line up de DJs para tirar o fôlego de qualquer um de tanto dançar e curtir. Estarão fazendo a festa Emoticon smile, Dezao (G-house), André Maschio (Minimal), Drops (Alan Vouke e Ruedfer) (Minimal),Alan Eduardo (Minimal), Minimalistic (Minimal Progressive), Knockss B2B Blax (Progressive).

Com certeza, uma noite alucinante.

Para quem não sabe, o EPIC CONCEPT CLUB, fica na Rua João Planichek. Informações e Reservas podem ser obtidas através dos telefones :(47) 9646 2994 ou (47) 3084 2121

House na Lico
lico
Sexta-feira (17), com muito house no bar mais badalado da esquina da Reinoldo que é a Lico. A casa preparando uma noite de tirar o fôlego, preparado especialmente para os apreciadores da e-music.

No line up da festa, os DJs Matheus Rodrigues b2b Diego Alvez, Mazuhr, Alan Silva e Eddy.

Não fique fora de mais essa noitada. As reservas e informações podem ser obtidas 47 30540855 / Licoreriabar@gmail.com, 47 9969-6998 (Tim / Whatsapp), 47 9612-5313 e 47 9231-4557.

Blackbird
Na sexta-feira (17), o Blackbird Bar apresenta a banda GULLIVER, que traz no seu Set, os hits do Arctic Monkeys, Strokes, Franz Ferdinand, Placebo, The Killers, Kaiser Chiefs, Phoenix, Bloc Party, The Hives, Queens Of The Stone Age, Muse, Weezer, Oasis, Coldplay, Beatles, Los Hermanos, Cake, Blur, Beastie Boys, The Clash, entre outros.

gulliver

No sábado (18), é a vez do quarteto Blumenauense “Adorável Clichê” animar a noite do bar mais descolado da city. No repertório da banda, uma mescla de canções autorais, com canções dedicadas as suas influências: Joy Division, Kings Of Leon, Blur, Paramore, MGMT, Garbage, The Cure, Patu Fu e Bidê ou Balde.

Abertura do bar acontece às 21h00, a entrada é liberada somente maiores de 18, sendo necessário apresentação do RG.
O BLACKBIRD bar fica no centro de Jaraguá do Sul, Rua Domingos Rodrigues Da Nova, 264.

Agita Jaraguá
Com o apoio da 105 e da Supernova FM, acontece neste sábado (18), na Patuá Music, uma noite diferente. Como atração principal da noite a banda 11:20, DJ Vino Garcia e o sertanejo de Leo Lima. O Por Acaso está fazendo sorteio de ingressos, tá sabendo? Clique aqui e veja como participar.

A nova geração do reggae, banda 11:20 é atração principal na Patuá Music neste sábado.

A nova geração do reggae, banda 11:20 é atração principal na Patuá Music neste sábado.

Reservas e informações podem ser obtidas pelo telefone: 47 9992 6334.

Micareta na terra da rainha
No sábado, dia 18, o London Pub abre suas portas para apresentar a Micareta London Pub, onde vai rolar a mistura do sertanejo com a música eletrônica contando com duas atrações diferenciadas em uma só noite. O sertanejo universitário da dupla Ander e Fael e o inédito projeto de música eletrônica The Killers Project. Na noite rola ainda o som do DJ Diego Margera, que é residente da casa.

Para a mulherada, entrada freee até a meia noite. Reservas pelo site www.londonjaragua.com.br ou pelo telefone (47) 9924 1585.

Vamos embora, porque a litorina não espera!