Por: Gabriela Bubniak | 31/08/2017

Educação de qualidade pautada em valores. Esta é a herança mais valiosa carregada pelo Colégio Evangélico Jaraguá há mais de cem anos. Apesar de ser difícil estimar quantos estudantes já passaram pelos corredores da instituição, a certeza que fica é de que todos carregam consigo os aprendizados adquiridos. Hoje 820 alunos dão continuidade a essa trajetória que se desenhou com sucesso por mais de um século.

No dia 28 de julho de 1907 foi inaugurada uma pequena construção em estilo enxaimel, que recebeu as primeiras turmas do Colégio Evangélico Jaraguá. Ela foi construída pelo pastor Ferdinand Schlünzen, junto da comunidade local, com o objetivo de atender as necessidades das famílias jaraguaenses.

No ano de 1920 foi inaugurado o segundo prédio da Schule Jaraguá ‘Deutsche Schule’. Na época o Colégio era chamado de Escola jaraguá

E esses mais de 100 anos de história falam por si só. O Colégio Evangélico Jaraguá está sempre em busca de ser uma instituição de excelência, que persiste no desenvolvimento de um ensino de qualidade para crianças e jovens.

Durante a sua trajetória histórica, o colégio manteve-se fiel aos princípios filosófico-pedagógicos luteranos, que prezam pelos valores cristãos e humanos. “A escola foi criada no berço da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, e esses valores perpassam até hoje no nosso fazer pedagógico. É importante a vida baseada nos ensinamentos de Cristo, valorizando o respeito, solidariedade, trabalho em equipe, entre outros”, destaca o diretor geral Leopoldo Fenner.

No colégio, as crianças têm espaço para brincar e aproveitar ao ar livre

Mas mesmo buscando esses antigos valores, a escola procura também estar sempre na vanguarda do ensino. Segundo a coordenadora pedagógica geral, Margareth Ripp, o processo educacional está sempre se renovando. “Esses princípios fazem parte da proposta, e estão inseridos em tudo o que fazemos aqui, desde as séries iniciais. Temos uma escola bem estruturada e preocupada com a aprendizagem”, complementa.

Apresentação dos 110 anos do Colégio Evangélico Jaraguá, na Scar. Os alunos puderam mostrar o que aprenderam nas aulas de música. (Foto: Denis Natan Fotografia)

Um dos grandes diferenciais é a variedade de atividades extra oferecidas aos alunos, como aulas de teatro, danças, instrumentos musicais, e esportes. O objetivo é desenvolver talentos, habilidades e capacidades, além de auxiliar no desempenho dentro e fora de sala de aula. “É uma forma de proporcionar aos nossos alunos uma formação mais completa e abrangente”, comenta o diretor Fenner.

Além disso, a tradição também permeia os ensinamentos da instituição. O resgate da cultura germânica é feito através das aulas de língua alemã, e também da dança típica, com o grupo folclórico Sünnros Volkstanzgruppe, que em 2017 completou 30 anos de existência.

O grupo de dança folclórica completou 30 anos de existência em 2017. (Foto: Denis Natan Fotografia)

O preparo dos alunos para o futuro é outro trabalho que a escola procura fazer com dedicação, direcionando cada um de acordo com as escolhas profissionais. “Temos a certeza de que os jovens foram bem preparados para enfrentar novos caminhos fora daqui. Nos sentimos muito felizes em encontrá-los anos mais tarde e saber que conquistaram o que desejavam. É sensação de dever cumprido”, conta o coordenador de Ensino Médio, Gilberto Luis Eichinger.

Colégio em festa! Alunos na hora da dança caipira no ginásio da escola

Em clima de comemoração, o presidente da mantenedora da escola, Charles Alfredo Bretzke, também se alegra por estes 110 anos de história, afinal ele foi aluno da instituição nas séries iniciais. “É uma satisfação poder hoje fazer parte da diretoria, pois temos pessoas muito dedicadas trabalhando diariamente, procurando fazer o melhor para que as próximas gerações também usufruam de uma educação de qualidade”, finaliza.

Turmas do Ensino Fundamental reunidas em comemoração os 110 anos do Colégio

Diferenciais do Colégio Evangélico Jaraguá

  • Estrutura física adequada e segura
  • Educação de qualidade pautada em valores cristãos e humanos
  • Atividades extraclasse diversas para todos os alunos
  • Aulas de língua alemã presentes na base curricular
  • Apoio à dança típica, com o folclórico Sünnros Volkstanzgruppe
  • Apoio ao esporte de base com times e alunos que competem a nível estadual e nacional
  • Aprendizagem com apoio dos materiais do Sistema de Ensino Anglo
  • Simulados preparatórios para Enem e vestibulares

O colégio integra a Rede Sinodal de Educação, composta por 60 estruturas distribuídas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Colégio Evangélico Jaraguá recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul pelos 110 anos de história. (Foto: Denis Natan Fotografia)

A instituição fica localizada na Rua Estheria Lenzi Friedrich, 130, no Centro de Jaraguá do Sul. O telefone para contato é o (47) 3055-3022. Para saber sobre as ações e as novidades da escola, acesse o www.colegiojaragua.com.br, e também curta a página no Facebook.

Alunos no fim da apresentação dos 110 anos do Colégio Evangélico Jaraguá. (Foto: Denis Natan Fotografia)

Foto de capa: Rafael Verch/OCP Online