Por: Tita Pretti | 3 anos atrás

POST PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 8 DE ABRIL DE 2015

Seja para praticar trekking, rapel, escalada, voo livre ou simplesmente curtir a vista panorâmica “lá de cima”, o morro mais famoso e querido de Jaraguá tem muitas histórias que acabaram modificando a cidade e a forma como interagimos nela.

Mas pra começo de conversa, vamos esclarecer os nomes…

O Morro Boa Vista (sem “da”) possui três picos: o Morro das Antenas, com 896 metros de altura, o Morro do Meio com 824 metros, e o pico Jaraguá, o cume mais alto com 926 metros – que recebeu este nome dos primeiros bandeirantes que vieram ao sul do país, pela semelhança com outra montanha que existe na capital paulista.

nomes

1 – A “criação” do Morro Boa Vista
O Morro Boa Vista não havia sido batizado até 1870, época do início do processo de colonização. O local apenas começou a ser chamado assim por volta de 1880, através da indicação oficial feita por Emílio Carlos Jourdan, o colonizador de parte das terras onde hoje é Jaraguá do Sul.

2 – Inauguração pra ostentar com os vizinhos
Quando batizou o Morro Boa Vista, Jourdan quis mostrar pra todo mundo quem mandava no pedaço. Para que o recado chegasse até o porto de São Francisco, ele mandou estender uma faixa branca na parte oeste do pico com vista ao mar. A faixa era composta de duas peças de tecido de dez metros cada, firmadas em três varas de bambu e fixadas no morro.

CHUPA

Concepção artística da ideia inicial de Emílio

3 – O apelido pejorativo “Morro da África”
Os primeiros habitantes do morro foram trabalhadores negros (escravos libertos), trazidos do Norte e do Rio de Janeiro, que trabalhavam para Emílio Carlos Jourdan no Estabelecimento Jaraguá – um engenho de açúcar, farinha de mandioca, fubá, olaria e serraria, criado em 1877.

Contudo, os negros não foram para o morro por causa da tranqüilidade, mas sim porque foram sistematicamente expulsos das regiões centrais do que hoje é Jaraguá do Sul (especialmente da Rua Coronel Procópio Gomes).

Negros vindos do Norte e do Rio de Janeiro foram expulsos da área central, ocupando o Morro da Boa Vista

Negros vindos do Norte e do Rio de Janeiro foram expulsos da área central, ocupando o Morro Boa Vista

Primeiro quando o Estabelecimento Jaraguá fechou e os deixou na mão, sem lugar para ficar e sem pagamento; depois, no início do século XX, quando foram expulsos por ordem judicial conseguida pelos proprietários da companhia que comprou as terras que haviam pertencido a Jourdan.

Com a migração dos negros e mulatos para o morro, os imigrantes europeus que começaram a chegar em 1892 pejorativamente apelidaram o local de “Morro da África”.

4 – Um início nada “leve”
Se hoje em dia ainda é um pouco difícil chegar ao Morro das Antenas e ao Pico Jaraguá através de estradas e trilhas (já o Morro do Meio não possui nenhum dos dois), a pouco menos de 50 anos o acesso era quase impossível.

Moradores que se mudaram para o local na década de 50 chegaram a carregar a mudança nas costas, caminhando por cerca de três quilômetros em mata fechada, levando dois meses para carregar tudo.

Moradores do Morro Boa Vista na década de 50

Moradores do Morro Boa Vista na década de 50

O caminho de acesso ao Morro Boa Vista somente começou a ser criado em 1979, “para dar condições de se implantar no morro as repetidoras de canais de TV que atuavam em Santa Catarina e torná-lo um ponto turístico de invejável beleza”, conforme o jornal “A Gazeta de Jaraguá” publicou na época. O jornal se referia à instalação da antena da RBS Joinville.

Foi somente em 1980, com a instalação de uma rampa, que o acesso foi facilitado. E em 1984, duas rampas de voo livre foram inauguradas, dando início aos campeonatos esportivos na cidade.

5 – Como instalaram as antenas no morro?
topo_antenas
Na década de 60, era instalada a primeira antena no Morro Boa Vista, da TV Paraná, para habilitar o Canal 6 na região. Com uma carroça de boi, os fragmentos da antena foram levados até o topo do local, levando meses para terminar a construção. Começava assim a história do nome “Morro das Antenas”.

Segundo o historiador Ademir Pfiffer, toda a região foi beneficiada com a instalação, já que o sinal chegava até Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá. Ele conta que naquela época era recomendado usar uma antena de bambu para captar o sinal. Pouco tempo depois da inauguração, foram vendidos cerca de 700 aparelhos de TV, os primeiros da região.

FAIXA BÔNUS – Vi(vendo) nas alturas
O Morro Boa Vista tem cerca de 900 metros de altitude, sendo que possui moradores até quase 600 metros de altura! Já pensou acordar todos os dias com um visual panorâmico da cidade?

lucky

É possível conferir a qualquer hora um pouco do visual que se tem lá de cima através da câmera que o Jaraguá Clube Voo Livre tem instalada no Morro das Antenas. Já experimentou?

Agora convenhamos, nada como estar lá pessoalmente, hein?

paisagemmorro

*suspiro*

Fontes: 01, 02, 03 e 04.