Por: João Marcos | 19/01/2015

No último final de semana, duas ocorrências chamaram a atenção dos Bombeiros Voluntários da região.

escorpiao-540801-517087a8b56ac

A visita de um morcego deixou uma família de Guaramirim apreensiva na noite de sábado. O mamífero teria entrado pela janela da sala e se alojou na cortina, na residência do bairro Avaí.

Em Massaranduba, foi uma cobra que invadiu uma casa no Centro da cidade. Uma jararaca de cerca de 40 centímetros foi encontrada na sala da residência, na Rua 11 de Novembro, por volta das 3h30 de domingo. Os Bombeiros Voluntários fizeram a captura e depois soltaram a jararaca em um ambiente seguro.

O verão proporciona aos insetos as condições ideais para sua reprodução. Com o aumento da temperatura e da umidade do ar nas últimas semanas, é comum a infestação de insetos nas residências. Baratas, aranhas, mosquitos, morcegos, cobras e besouros incomodam constantemente a população.

O calor é um sinal de que as condições de reprodução dos insetos estão mais propícias, porque ao longo da evolução, eles adaptaram o ciclo de vida de acordo com as mudanças ambientais. O comportamento reprodutivo dos insetos é baseado em troca de temperatura, aumento de pluviosidade e duração maior do dia.

Aí vão algumas dicas para evitar essa “invasão”:

– Procure não manter a casa totalmente aberta durante o dia,
– Não deixe água parada acumulada em calhas, tubulações e vasos,
– Prestar atenção nos troncos das árvores, observar a grama ao redor da casa. Caso as folhas e galhos estejam roídas, o sinal de alerta deve ser ligado.

Mas, para todos os casos, sempre que encontrar algum animal peçonhento que possa colocar a sua, ou a saúde de seus familiares em risco, ligue para os Bombeiros Voluntários pelo 193.