Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

Lembra da série de livros “Onde está Wally?”, cujo desafio era localizar o personagem em cada ilustração com contexto diferente? Pois agora os desafios criados pelo britânico Martin Handford tiveram sua fórmula descoberta. Ou melhor, um padrão foi decifrado, facilitando localizar o Wally nas páginas do livro.

onde-esta-wally

Com tempo de sobra pelo fato de ter ficado preso dentro de casa devido a uma nevasca, o cientista da computação norte-americano Randal Olson começou a formar uma base de dados a partir da tabulação das 68 localizações do personagem, que lá fora se chama “Waldo”, nos sete livros originais da série.

Olson ainda traçou coordenadas e as relacionou com a estimativa de densidade Kernel, tudo isso somado a um algoritmo genético para apurar os dados. De fato levou a sério o estudo e decifrar o padrão a ser desvendado. Depois de ter isso em mãos, com o padrão do “esconderijo” de Wally em cada desafio, Olson afirma ter conseguido localizá-lo em menos de 10 segundos.

onde-esta-wally-caminho

A pesquisa rendeu algumas dicas valiosas para você usar na próxima vez que abrir algum livro da série, entre elas:

1) Comece pela parte inferior da página da esquerda:
Olson reparou que se ele não estiver nessa região, é provável que ele sequer esteja escondido nessa página.

2) Parte superior da página da direita:
Wally tem boa probabilidade de estar ali se você não o localizou com a dica anterior.

3) Parte inferior da página da direita:
Provavelmente ele não estará na parte interna da página, próximo à dobra do livro. Quanto mais para a margem da esquerda, melhor.