Por: Gabriela Bubniak | 2 anos atrás

Essa vai para os desatentos! Vamos combinar, é cada vez mais comum andar pelas ruas e encontrar pessoas que caminham sem tirar os olhos do celular. E esse hábito dos viciados em smartphones, também chamados de “zumbis digitais”, tem causado muitos acidentes de trânsito nos últimos anos.

De acordo com pesquisas recentes, 20% dos pedestres na Europa podem ser considerados “zumbis digitais”. Já nos Estados Unidos, uma em cada três pessoas andam distraídas pelas ruas, ao mesmo tempo em que checam as redes sociais.

Pensando nisso, a prefeitura da cidade de Augsburgo, na Alemanha, decidiu instalar um novo semáforo no chão para proteger os pedestres que decidem olhar o celular. As luzes foram colocadas na beirada das pistas e nos cruzamentos, além das sinalizações em postes, que continuam no mesmo lugar.

augsburgo-semaforo-pedestres

De acordo com Stephanie Lermen, porta-voz da prefeitura, a administração local percebeu, depois de duas pessoas serem atropeladas por um bonde enquanto usavam seus smartphones, que a sinalização tradicional não estava no campo de visão dos transeuntes.

Quer saber como funciona? Um jornal local mostra uma das estações com as luzes do semáforo em atividade. Assista ao vídeo:

Fonte: Catraca Livre