Por: João Marcos | 3 anos atrás

A equipe da empresa Mais Engenharia, de Florianópolis, vencedora da licitação para elaboração do projeto executivo para implantação de ciclovia e ciclofaixa em Jaraguá do Sul, realizou esta semana uma visita de reconhecimento de trecho.

A equipe, acompanhada de um engenheiro da Prefeitura, visitou cerca de 18 quilômetros que compreendem o Centro e os bairros Nereu Ramos, Água Verde, Centenário, Amizade e Santa Luzia que devem receber a ciclovia.

IMG_3432

Foto: Divulgação PMJS

Agora deve ser iniciado o levantamento topográfico para a confecção do projeto executivo. O prazo para entrega do projeto é de quatro meses para que depois seja realizada a licitação para contratação da empresa executora.

Os trechos que envolvem Centro, Nereu Ramos, Água Verde e Centenário são aqueles que integrarão a Ciclovia do Trabalhador, que terá uma extensão de 15,36 quilômetros. Deste total, 5,86 quilômetros já estão implantados junto à linha férrea e passando pelas ruas Afonso Nicoluzzi, Venâncio da Silva Porto e Bernardo Dornbusch.

Dos 9,5 quilômetros a serem complementados, 6,1 compreendem um trecho de Nereu Ramos ao bairro Rau (próximo da Universidade Católica) e os outros 3,4 entre a Vila Lalau (perto da empresa Weg 2) e Centenário (próximo da empresa Zanotti).

Ferrovia Centenário

Foto: Divulgação PMJS

Já nos bairros Amizade e Santa Luzia o projeto refere-se a uma ciclofaixa de 9,22 quilômetros a ser implantada junto a suas principais vias, ligando os dois bairros. O estudo de viabilidade dessa ciclofaixa e da Ciclovia do Trabalhador foi realizado pelo Instituto Jourdan.

Segundo o engenheiro civil da Secretaria de Urbanismo Felipe Emmendorfer Scheuer, a visita técnica da empresa vencedora da licitação ocorreu para que o engenheiro, topógrafo e projetista conhecessem os locais e bairros em que a ciclovia e ciclofaixa vai passar.

Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul