Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

A estação marcada pelas folhas secas e pela queda gradual da temperatura começou oficialmente à 1h30 do domingo (20), porém, o calor permanecerá e é bom separar o guarda-chuva. A meteorologia aponta temperaturas entre 20°C e 32°C, com mau tempo à tarde e à noite.

O meteorologista Clóvis Roberto Levien Correa, da Ciram-Epagri, atesta que em 2016 está previsto que as chuvas devem ocorrer acima da média histórica ao longo do outono. “Este ano o fenômeno El Niño provocará chuvas acima do normal do que a nossa média histórica”, declara. “Em Jaraguá do Sul, essa entrada de outono será com mais nebulosidade, com tempo mais fechado”, explica.

Ele exemplifica que o chamado “veranico de maio” pode ocorrer em abril também, resultado das mudanças climáticas verificadas nos últimos anos.

Ainda segundo Clóvis Correa, os efeitos do El Niño eventualmente serão influenciados por massas de ar frio e provocarão geadas, apesar de reconhecer que as previsões não são completamente exatas.

Confira a previsão para a semana em Jaraguá do Sul

previsao 21-03

Veja a previsão para SC:

Segunda-feira (21/03):

Tempo: instável com predomínio de nuvens e condições de chuva em forma de pancadas com trovoadas, co intensidade moderada a forte em alguns momentos, do Oeste ao Litoral Sul principalmente nas regiões mais próximas ao RS, onde há risco de temporal isolado. Nas demais regiões, aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite.
Temperatura: ainda alta, com sensação de abafamento.

Terça-feira (22/03):

Tempo: céu encoberto com chuva, moderada a forte em alguns momentos no início do dia em todas as regiões. A partir do fim da manhã a chuva se afasta das regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, atingindo ainda as demais regiões, especialmente o norte de SC. Risco de temporal isolado na madrugada.
Temperatura: Em declínio.

Quarta-feira (23/03):

Tempo: Variação de nuvens no decorrer do dia em todas as regiões. Condição de chuva fraca a moderada no Litoral devido aos ventos úmidos do mar.
Temperatura: Mais amena.

Quinta-feira (24/03):

Tempo: Persiste a condição de variação de nuvens com chuva no Litoral. No Oeste e Meio Oeste, pancadas de chuva à tarde.
Temperatura: Alta no Oeste, mas amena nas demais regiões.

Fontes: OCP, Epagri-Ciram