Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Cerca de 60 mil pessoas acompanharam a programação dos 139 anos de Jaraguá do Sul no fim de semana, segundo a organização. Os eventos comemorativos começaram na sexta-feira (23) com o concerto da Orquestra Filarmônica da Scar, no Centro Cultural, e Vigília dos Pastores, no Parque Municipal de Eventos.

Já no sábado (25), dia do aniversário, ocorreu a abertura do Anjo da Guarda Fest, na Arena Jaraguá, e à tarde houve o desfile festivo, corte do bolo de 139 quilos, Festa das Etnias e o Baile dos Atiradores com a escolha das majestades da 27ª Schützenfest. No domingo (26), a Anjo da Guarda Fest continuou durante todo o dia na Arena, encerrando à noite com o espetáculo “Sonho e Imagem”.

escolha rainha

Foto: Divulgação PMJS

A programação de 139 anos de Jaraguá do Sul está sendo realizada desde o início de julho, somando mais de 30 atrações até o dia 31. Na terça (28) ocorre o Palco Aberto – Dança Jaraguá, que trará apresentação do Festival de Dança de Joinville, às 16 horas, na Praça Ângelo Piazera, à noite a apresentação será no Centro Cultural da Scar, com ingresso a R$ 20. Já de quarta-feira (29) a 2 de agosto ocorre na Arena Jaraguá, o Encontro Roda Mundo de Motorhome com cerca de 150 participantes. A programação encerra no dia 31, com o Baile de Gala da Polícia Militar, no Clube Atlético Baependi.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura Sidnei Lopes, a programação de aniversário de Jaraguá contemplou toda a população. O tempo ensolarado do fim de semana também ajudou para que mais pessoas participassem dos eventos festivos. “Todos eventos transcorreram de forma tranquila, o que demonstra a educação do povo jaraguaense”, completa.

O prefeito Dieter Janssen destaca que programação diversificada realizada pela Fundação Cultural, com o apoio e participação de várias entidades fez com que houvesse a participação efetiva da população. “Os eventos foram pensados para que pessoas de todas as idades pudessem participar e comemorar essa data tão importante para nossa cidade.”

Desfile e Escolha das Majestades

desfile jaragua do sul

Foto: Divulgação PMJS

Aproximadamente de 8 mil pessoas acompanharam o desfile comemorativo dos 139 anos de Jaraguá do Sul, na tarde de sábado (25). Participaram do evento 50 instituições somando cerca de 1.800 representantes que desfilaram pela Rua Walter Marquardt até o Parque Municipal de Eventos. As autoridades foram recebidas no palanque montado em frente ao Sesi.

Após o desfile, as pessoas foram recebidas no Parque de Eventos para o corte e distribuição de 139 quilos de bolo, no pavilhão B. Já no pavilhão A, ocorreu a Festa das Etnias comandada pela Associação Húngara de Jaraguá do Sul, Associação Polonesa, Círculo Italiano, Liga dos Grupos Folclóricos, Centro Cultural Neue Heimat e Grupo Folclórico Regenwalde. Ainda no pavilhão A, também ocorreu baile com a Banda Recordando o Passado e apresentações culturais.

À noite ocorreu a escolha da rainha e princesas da 27ª Schützenfest, que neste ano será realizada de 12 a 22 de novembro. Concorreram à vaga de princesas e rainha 15 candidatas que representaram todas as sociedades de tiro da cidade. Foram eleitas: 2ª princesa Jeniffer Luana da Silva (Sociedade Aliança), 1ª princesa Laís Cristina Martquardt (Sociedade Alvorada) e rainha Raquel Ramthum (Sociedade Centenário).

A Orquestra Anuska e a Pop Band animaram o baile depois da escolha das majestades.

Anjo da Guarda Fest

anjo da guarda

Foto: PMJS

A Arena Jaraguá lotou neste fim de semana de aniversário de Jaraguá com o 7º Encontro Internacional Anjo da Guarda Fest. Segundo a organização, cerca de 50 mil pessoas passaram pelo evento no sábado (25) e domingo (26). O evento que é considerado o maior multitemático e civil da América Latina contou com 36 expositores, além de vôo panorâmico de helicóptero, voo acrobático e encontro de Food Trucks que reuniu 29 carros das cidades de Curitiba, Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul, São José, Balneário Camboriú, Itajaí e Rancho Queimado.

Segundo o diretor de Turismo da Fundação Municipal de Esportes (FME), Fenísio Pires Junior, o evento foi a maior exposição já realizada em um local aberto em Jaraguá do Sul, já que todo o espaço externo da Arena foi utilizado, somando cerca de 100 mil metros quadrados.

Ainda no domingo ocorreu o Jaraguá Adventure – Pedala Jaraguá, saindo de Jaraguá do Sul e passando por Pomerode, Blumenau, Massaranduba e Guaramirim.

Circo Tholl

circo tholl

Foto: Divulgação PMJS

Para encerrar a programação festiva dos 139 anos da cidade, o Circo Tholl, de Pelotas (RS), realizou o espetáculo “Sonho e Imagem”. Mais de oito mil pessoas participaram do evento que teve ingresso esgotado uma semana antes com a troca por um quilo de alimento. O grupo se apresentou técnicas circenses durante 75 minutos emocionando a plateia composta por pessoas de todas as idades, muitas delas crianças.

Na quarta-feira (29), às 9h30, a Fundação de Cultura realiza a entregue dos 8 mil quilos de alimentos para oito entidades beneficentes da cidade. O repasse será na sede da Fundação na Rua Getúlio Vargas, no Centro.