Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

QUEM AI NÃO RECEBE UM EMAIL OU BATE PAPO COM UM PARENTE QUE ESTÁ GRITANDO LÁ DO OUTRO LADO VEZ OU OUTRA? A Internet não esquece ninguém, e tem hoje, junto a 28 de junho, a celebração do Caps Lock Day, em homenagem à turma das letras em caixa alta.

xuxa

O jeitinho Xuxa de ser

E claro que tem história por trás da interpretação da grafia:

“A ideia do uso do Caps Lock ser interpretado como grosseria ou que a pessoa está gritando originou-se nos primeiros tempos da Usenet na Internet, quando a maior parte das conversas era apenas via texto em quadros de recados. Na ausência do negrito ou itálico como recurso, usuários conseguiram criar *ênfase* usando asteriscos ou GRITANDO em letras maiúsculas.”

Já para os fãs de estatísticas, eis ai um diagrama com as 20 frases e palavras mais tuitadas em Caps Lock nos EUA. Das frases, as três mais usadas dizem respeito ao umbigo do próprio usuário: “Mal posso esperar…”, “Acabei de conseguir…” e “Quero ir…”. Eu, eu, eu. Mi, mi, mi.

capsE pra quem acha que facilita comunicação assim, vai outro dado: estudos mostram o quanto o uso do caps lock é mais difícil de ler. AS LETRAS MAIÚSCULAS DEIXAM A LEITURA MAIS DIFÍCIL, ESPECIALMENTE EM BLOCOS GRANDES DE TEXTO, POIS O CÉREBRO DEMORA MAIS PRA DISTINGUIR CADA LETRA.


Post com infos compartilhadas pelo YouPix.