Por: Gabrielle Figueiredo | 18/09/2015

Neste sábado, dia 19, o Projeto Pensamento em Movimento, promovido pelo Curso de Direito da Católica de Santa Catarina, vai debater um tema que tem chamado a atenção da sociedade e dos meios de comunicação.

O assunto é “O Brasil e as Políticas de Acolhimento para os Haitianos. Elas Existem?”. O encontro ocorre a partir das 9h, no auditório da Católica SC em Jaraguá do Sul (Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Católica, neste link.

Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

Participam do debate professores especialistas no assunto, assistentes sociais e um haitiano que vive em Jaraguá do Sul. Entre os temas a serem debatidos estão a necessidade de reforçar a atenção das embaixadas, facilitar a concessão de visto por motivos humanitários, promover campanhas de informação nas cidades na rota dos migrantes haitianos, trabalhar com os governos em nível regional para investigar as denúncias apresentadas e combater os traficantes.

Desde a concessão de vistos humanitários aos haitianos pelo governo brasileiro em 2012, o fluxo migratório dos haitianos ao Brasil tem aumentado cada vez mais. Essa intensificação tem ocorrido de forma improvisada e pouco estruturada do ponto de vista jurídico e operacional, levando a flagrantes violações aos direitos humanos. A maior parte dos imigrantes sofre em condições precárias e desumanas de vida e de tratamento.

O Projeto Pensamento em Movimento busca fomentar o debate e a reflexão sobre diversos temas. Outras informações podem ser obtidas com o Setor de Extensão pelo telefone (47) 3275-8330 ou e-mail extensao@catolicasc.org.br.