Por: Gabrielle Figueiredo | 1 ano atrás

Pessoas com mais de 40 anos que desejam aprender mais sobre o universo da informática podem participar de mais uma edição do curso gratuito de Inclusão Digital, oferecido pela Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A capacitação, que ocorrerá aos sábados, é voltada para adultos e idosos que não têm conhecimentos básicos na área.

Em Jaraguá do Sul, o curso será realizado nas seguintes datas: 3, 10, 17 e 24 de setembro, e 8 e 22 de outubro, das 8h30 às 11h30. As inscrições vão até o dia 24 de agosto e devem ser feitas pelo telefone (47) 3275-8330 ou diretamente no Setor de Projetos Comunitários (sala 2, bloco C).

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. A unidade está localizada na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau.

As aulas serão lecionadas por acadêmicos monitores de diferentes cursos da Instituição que participam do Projeto Comunitário – componente curricular que prevê o envolvimento dos estudantes durante 30 horas em projetos sociais.

foto 2

Entre os assuntos que serão abordados estão: como ligar e desligar um computador, manuseio do mouse, criação e salvamento de arquivos, digitação básica de textos no Word, noções básicas de Excel, internet, e-mail e redes sociais.

Os objetivos do projeto estão focados em duas dimensões: social e pedagógica. De acordo com a assistente social do Projeto Comunitário, Ana Paula Fliegner dos Santos, a dimensão social permite o acesso ao conhecimento por uma parcela da população que, de outra forma, permaneceria excluída do mundo digital.

Já a parte pedagógica está relacionada à formação cidadã dos acadêmicos, através do relacionamento com a comunidade. “A experiência de ensinar, desperta o acadêmico para a prática da responsabilidade e do fazer a diferença”, comenta.

Desde que o projeto foi implantado em Jaraguá do Sul, em 2011, mais de 600 adultos e idosos foram atendidos. Em Joinville, a iniciativa é realizada há três anos e contabiliza cerca de 300 participantes. A assistentes social Ana Paula afirma que as aulas trazem aos participantes benefícios que vão além do aprendizado sobre a informática, como: a oportunidade de fazer novas amizades, a integração com outras pessoas e a atualização sobre o que acontece no mundo.

Curso em Joinville

A capacitação também será oferecida em Joinville,  nos dias 13, 20 e 27 de agosto, e 3, 10 e 17 de setembro, das 8h30 às 11h30. As inscrições devem ser realizadas até 10 de agosto, pelo telefone (47) 3145-9755 ou diretamente no Setor de Projetos Comunitários (sala 9, bloco E).

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. A unidade fica na Rua Visconde de Taunay, 427, Centro.

Fotos: Divulgação Católica SC