Por: Sistema Por Acaso | 5 anos atrás

Interessados em viajar para os Estados Unidos podem encaminhar documentação em Porto Alegre a partir de hoje

Na central em Porto Alegre é possível agilizar o processo de retirada do visto e renovar o documento Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Na central em Porto Alegre é possível agilizar o processo de retirada do visto e renovar o documento
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Nova opção para catarineses que precisam tirar o visto para entrar nos Estados Unidos abre hoje em Porto Alegre (RS). Agora, em vez de precisar ficar dois dias em São Paulo ou Rio de Janeiro, o interessado pode fazer o encaminhamento no RS.

Começa a funcionar na capital gaúcha o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) que agiliza a primeira etapa do processo e a renovação do documento. Só a partir de 2015, com o novo consulado previsto para funcionar em Porto Alegre, todas as fases para o visto poderão ser feitas diretamente lá.

No CASV, são coletados os documentos e os dados pessoais de cadastro, como foto e impressões digitais. O objetivo é agilizar o processo para que apenas a etapa da entrevista seja feita nos consulados (em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) ou embaixada (em Brasília). O CASV serve também para retirar o passaporte com o visto aprovado.

Desde 2012, mesmo em cidades com consulado é preciso agendar primeiramente o atendimento em um CASV. E, como o atendimento no CASV e a entrevista são marcados com uma diferença de um a oito dias, era necessário permanecer pelo menos dois dias em uma cidade com consulado, como São Paulo. Luiz Carlos Padilha, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abrav Florianópolis) e diretor da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), afirma que os catarinenses elegem os EUA para a primeira viagem internacional.

Mais informações e tirada de dúvidas no link.

Fonte.