Por: Ricardo Daniel Treis | 31/05/2011

No AN de hoje:

O inverno só inicia-se em 21 de junho, mas o frio já está batendo à porta. Às 7 horas de ontem, os termômetros de Joinville marcaram 8ºC, mas a sensação térmica era de 6ºC. De olho na previsão do tempo, os joinvilenses vão tirando casacos, cachecóis, calças e botas dos armários. É necessário estar agasalhado para encarar a temperatura.

E no busão a catiça de naftalina come solta.

(…)O meteorologista Leandro Puchalski explica que o outono mais rigoroso é consequência do fenômeno climático conhecido como La Niña. “Mas já não temos mais (o fenômeno) e mesmo assim a atmosfera ainda responde com a característica dela”, observa. A boa notícia é que esse clima não é uma prévia do inverno, até porque cada estação tem sua característica própria, segundo o meteorologista. “O inverno deve ser dentro do padrão, ou seja, entrada de ar frio que provoca essa diminuição de temperatura, mas sem grande anomalia”, explica.

Tá, recapitulando: o outono mais rigoroso é consequência de um fenômeno climático que já não temos mais. Obrigado, estou muito mais confiante que o inverno vai ser normal.