Por: Max Pires | 7 anos atrás

carlos schroeder

O  livro “As certezas e as palavras” (Editora da Casa, 2010) do escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder foi agraciado com o Prêmio Clarice Lispector de Literatura 2010, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional. O anúncio foi feito no último dia 19 e o livro foi eleito o melhor de 2010 no gênero conto, sendo que o autor receberá R$ 12.500,00 pela distinção. A premiação acontece no dia 8 de dezembro, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Este é o segundo prêmio nacional que o autor recebe em menos de um ano, já que foi contemplado pela Bolsa Funarte de Criação Literária em Julho. O autor nasceu em Trombudo Central/SC em 1975, morou em Balneário Camboríu, Rio do Sul e Agrolândia, mas há cerca de dez anos reside em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina.

As certezas e as palavras” (Editora da Casa, R$ 25,00, 128 páginas) reúne mais de vinte contos, alguns inéditos e outros publicados em coletâneas, revistas e jornais nos últimos cinco anos. E todos os contos têm um tema comum, o desejo: seja o desejo pelo outro, o desejo pelo poder, o desejo pelo desejo, o desejo pelo conhecimento.

Sobre o livro, o escritor Rodrigo Schwarz explana: “Schroeder constrói histórias sólidas e viscerais, municiadas pelo seu cabedal literário. Apreciador inveterado de J. M Coetzee, dos clássicos e das melhores lavras da literatura contemporânea mundial, o catarinense, se fosse músico, tocaria Radiohead ou The Killers sim, mas seria capaz de executar uma peça de Beethoven ou Bach.”

O livro pode ser baixado gratuitamente no www.carloshenriqueschroeder.com.br , pois a primeira edição está esgotada, e a segunda edição só sairá em março.

Autor de nove livros, dentre eles os romances “A rosa verde” (Edufsc) e “Ensaio do Vazio” (7 letras), Carlos Henrique Schroeder vive e respira literatura: é editor da Design Editora, assessor do SESC Santa Catarina na área de literatura e diretor da Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

“Fiquei muito feliz, é um livro que eu gosto muito, pela variedade de estilos, forma e conteúdo. É também um livro provocador, que aguça o leitor” finaliza Schroeder.

Resultado: http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/Portaria16ResultadoPremiosLiterarios2010.pdf