Por: Gabrielle Figueiredo | 09/12/2015

Calistenia. Você alguma vez na vida já ouviu essa palavra? A expressão pode não ser comum, mas todo mundo que teve aula de educação física no colégio certamente já executou um exercício ou dois dessa prática.

Calistenia é um método ou conjunto de exercícios físicos executado sem uso de aparelhos (uma espécie de ginástica rítmica), que resulta principalmente em força e vigor ao corpo.

calistenia jaragua do sul 4

Basicamente são todos os exercícios que utilizam peso corporal, como flexões de braço, barras e agachamentos, abdominais, pranchas, por exemplo, realizadas normalmente ao ar livre, resultando em movimentos de força e até acrobacias.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/zoWkSyS1Yf0″ width=”650″ autohide=”1″]

Mas saiba que essa prática não está tão distante de nossa rotina quanto se imagina. Aqui em Jaraguá do Sul algumas academias já manifestam treinos na área, e no Ginásio Arthur Müller, um grupo se reúne todos os dias para treinar. Os encontros não possuem a presença de professor, mas acontecem trocas de experiências e ideias entre os participantes. Ao total, ali são cerca de 40 pessoas que já incluíram a calistenia em suas vidas.

calistenia jaragua do sul 2

Conforme Vinicius Monteiro Vidolin, adepto do método há dois anos, ele começou a praticar a calistenia depois de sua saúde ter sido comprometida por um quadro clínico, onde exercícios regulares de academia não funcionariam mais para seu corpo.

No Arthur Müller, estão disponíveis alguns aparelhos que ajudam na prática, mas Vinicius conta que os participantes vão se adaptando. “Nosso treino é bem livre, utilizamos o chão e até a ajuda das próprias pessoas para os exercícios”, explica.

Sobre as melhorias e diferenças para o corpo, Vinicius ressalta que uma das principais percebidas foi a diminuição dos medicamentos que tomava. “Passei de dez remédios para apenas um diariamente”, conta. Para ele, outra questão é o desenvolvimento e desenho do corpo, que é mais rápido se comparado ao tempo na academia.

calistenia jaragua do sul 3

Além disso, é importante lembrar que você não precisa de grandes investimentos para praticar a calistenia. “Depende só da vontade de cada um”, ressalta.

Apesar do grupo ainda não possuir mulheres, Vinicius ressalta que esses exercícios também podem ser feitos por elas. Alias, quem quiser conhecer mais ou trocar uma ideias com os praticantes aqui de Jaraguá, pode encontrá-los dias de semana no Arthur Müller, às 18h30, e sábados e domingos a partir das 16h. Para acompanhar no Facebook, a página é The Rua Calisthenics.

Para se impressionar ainda mais com a prática, confiram esse vídeo:

Foto destaque: Thiago Lehmann.