Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

Um belo dia você acorda, penteia os cabelos e dá um grito! Você não tem nem 30 anos e já apareceram os primeiros fios brancos na sua cabeça! O que fazer? Segundo a terapeuta capilar e cosmetóloga Sheila Bellotti, cada vez mais mulheres jovens estão passando pelo que muitas consideram um pesadelo:

“Existem pessoas que têm tendência a ter mais cedo e outras mais tarde, mas todas terão. Com o passar dos anos, as células sofrem um processo chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina – pigmento que dá a cor aos pêlos e à pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada pela genética de cada um”, analisa ela.

O grande vilão por trás do embranquecimento pode ser o estresse, que auxilia na queima da melanina, fenômeno que pode acontecer também em outras partes do corpo e que dá origem a outras doenças, como o vitiligo, por exemplo.

Se o fio já perdeu a melanina, só há duas opções: pintar ou assumir. E a boa notícia é que o cabelo grisalho, o velho terror feminino, quem diria, virou moda entre mulheres jovens, na faixa dos 20 e 30 anos.

Confira a galeria de cabelos grisalhos em jovens:

Você, mulher, o que acha desta moda? Se você curtiu, confira alguns cuidados para que o grisalho fique sempre bonito:

– Evite produtos que contém corantes e pigmentos, como shampoos, cremes, géis e cloro. Eles podem manchar o cabelo branco.

– O fio grisalho é naturalmente mais grosso, seco e áspero que o resto do cabelo. Você deve cuidar bem da hidratação para manter os fios macios. Uma descoberta recente é o uso de Bepantol para hidratar e fortalecer os cabelos.

– Na hora da lavagem procure a dose certa para o uso do condicionador, ao mesmo tempo em que ele hidrata pode deixar o cabelo oleoso.

– Shampoos especiais devem ser usados para cabelo branco ou grisalho. É o famoso shampoo cinza. Eles têm pigmento acinzentado que neutraliza os tons amarelados que muitos cabelos adquirem pela exposição ao sol, cloro ou cigarro. Existem muitas marcas no mercado desse tipo de shampoo.

– Aceitar certas mudanças do tempo são o primeiro passo para uma imagem autoconfiante e segura. Faça bom proveito e cuide bem das transformações que o tempo  proporciona.