Por: Anderson Kreutzfeldt | 13/01/2014

Em 1987 um agricultor notou em sua propriedade (na Paraíba) pegadas que provavelmente eram de dinossauros, porém a confirmação da existência de fósseis no solo brasileiro só apareceu em 1920. Fato é que existiram dinossauros no Brasil sim! Alguns fósseis estiveram tão bem conservados que permitiram que os paleontólogos descobrissem a espécie exata das feras jurássicas. Além dos fósseis já foram encontrados ovos e até fezes de dinossauros.

No nordeste, inclusive foi descoberta uma nove espécie de dinossauro carnívoro que viveu por aqui há cerca de 110 milhões de anos e se encixa na mesma categoria do temido Tyranossaurus Rex. É o Santanaraptor Placidus:

santaO pessoal do Curioso Mundo preparou uma lista com as principais espécies de dinossauro que viveram no Brasil. Veja abaixo:

Ornitópodos (SP) – eram herbívoros e podiam ser bípedes ou quadrúpedes e ter altura entre 1,8 a 4 metros, e de comprimento 2,5 a 6 metros

Titanossauro (SP, MG, GO, MT) –  eram o maior e mais representativo dinossauro da America do Sul e segundo os estudos eles viveram cerca de 65 milhões de anos atras. Podiam ter ate 15 metros de comprimento e 5 metros de altura, pesando 15 toneladas em media. Esses animais se alimentavam de samambaias.

Carnossauros (MT, BA, PB) – eram carnívoros e tinham 07 metros de altura e 12 de comprimento.

Espinossauro (CE) – eram carnívoros, tinham 3 metros de largura e pesavam 600 quilos.

Iguanodonte (PB) – eram bípedes, herbívoros, pesavam 5 toneladas e tinham de 6 a 10 metros de comprimento e 3 a 7 metros de altura.

Abelissauro (SP e MG) – eram carnívoros e tinham 7 metros de comprimento e 5 de altura. Eram bem parecidos com o Tyrannossaurus Rex.

Estauricossauro (RS) – mediam apenas 1,5 metros, pesando 50 quilos. Eram carnívoros e é considerada uma das especies mais antigas, podendo ter existido há 225 milhões de anos atras.

Plateossauro (RS) – esse herbívoro primitivo e muito ágil pesava 200 quilos e media 2 metros.

Pois é pessoal… Não temos nenhum indício histórico de dinossauros em Santa Catarina… Já pensou em escavar seu quintal?