Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul (DC) apresenta novos números na manhã desta segunda-feira (09/06). Desde a madrugada já são mais de 230 atendimentos registrados e os pontos de alagamentos já começam a diminuir com o nível do rios baixando.

Muitos pontos da município registram solictações de limpeza de vias, retirada de barro e vistoria de imóveis. Os pontos de risco de deslizamentos aumentaram chegando em 50. O órgão pede atenção dos cidadãos que residem próximo a estas áreas.

A orientação da Defesa Civil é para ser observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

De acordo com o secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Prochnow, foram cerca de 70 mil pessoas, 130 pontos de alagamentos registrados e o acumulado de chuvas chegou em 360 milímetros. “Os rios ultrapassaram seus nives normais chegando o Itapocu à sete metros e o Jaraguá em 4 metros acima do normal”, explciou Prochnow.

Em relação aos pontos de alagamentos foram registrados nos bairros Água Verde, Amizade, Barra do Rio Cerro, Centenário, Centro, Chico de Paulo, Czerniewicz, Estrada Nova, Ilha da Figueira, Jaraguá 99, João Pessoa, Sata Luzia e áreas rurais, Nereu Ramos, Nova Brasília, Rau Ribeirão Cavalo, Rio da Luz, Santo Antonio, Três Rios do Norte, Três Rios do Sul, Vieira, Vila Baependi, Vila Lala e Vila Lenzi.

No abrigo Provisório o número de pessoas alojadas são 91. A secretária de Assistência Social, Emanuela Wolff, comenta que já há a necessidade de doações, as quais devem ser entregues no Parque de Eventos – Pavilhão A. Os materiais necessários são: Material de limpeza:
Balde, vassoura, rodo, água sanitária, sabão em pó e desinfetante.

Material de Higiene Pessoal: Escova de dente, creme dental, sabonete, xampu, absorventes e fraldas descartáveis.

Alimentação: Leite, bolachas, água e açúcar.

Roupas: Calçados, cobertores e travesseiros.

Móveis e Colchões – Entregar no Parque de Eventos – Pavilhão B ou entrar em contato com Alba (2106-8106).

A Secretaria de Assistência Social informa que não tem como ir buscar as doações, então solicita que sejam entregues no pavilhão.

Sobre as Pontes

Sobre as pontes da Defesa Civil informa que a maioria das pontes estão liberadas para tráfego, com exceção da ponte do bairro Nereu Ramos, que ainda receber vistoria dos engenheiros da DC de Jaraguá do Sul.