Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Defesa Civil (DC), apresenta os números de atendimentos realizados desde a noite de sexta-feira (06/06). Já choveu além do previsto para a cidade e até o momento foram, após 72 duas horas de chuvas intensas, mais de 200 milímetros.

logo_defesa_cilvil_2012-296x300

Neste período, muitas ocorrências foram atendidas e famílias realocadas e orientadas a procurar asas de parentes ou amigos.

Entre as atuações da DC, atendimentos em bairros que já sofrem com alagamentos e riscos de deslizamentos e danos em residências. Desde a manhã deste sábado (07/06) foram atendidas 23 ocorrências: 03 Alagamentos no Rio da Luz, Santa Luzia, Braço Ribeirão Cavalo; 04 quedas de árvores no Vila Nova, Jaraguá Esquerdo, SC 416, e Firenze; 03 problemas em edificações; 07 pontos de deslizamentos nos bairros Vila Nova, Três Rios., Rio Molha, Jaraguá Esquerdo, Estrada Nova, Rau e Ilha da Figueira. A Defesa Civil também informa que já foram cerca de 15 famílias encaminhadas para casas de parentes.

A orientação para quem mora próximo as encostas deve ser observado no caso de deslizamento de terra qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, postes e árvores inclinadas e racahaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Em situação de alagamentos, evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximos a rios e ribeirões.
Para evitar maiores danos, a secretaria de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul já trabalha em diversos pontos do município desobstuimdo vias e retirando as árvores que caíram. As famílias que precisam sair de suas casas e não tem para onde ir, entrar em contato pelo telefone 199.

Os rios da cidade já ultrapassaram os níveis de segurança:

Rio Jaraguá: 4,10 acima do normal

Rio Itapocu: 4,80 acima do normal

Rio Cerro: 3,50 acima do normal

AVISO METEOROLÓGICO:

De acordo com a previsão metereológica da Defesa Civil de Santa Catarina a condição de chuva se mantem em todas as regiões de SC. No Domingo (08/06): a passagem de uma frente fria mantém chuva, de moderada a forte, em todas as regiões do Estado. O acumulado podem chegar ou superar 100 mm em alguns pontos. Em Jaraguá do Sul, para o domingo está previsto mais chuva entre 40 a 70 milímetros.