Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

Foi confirmado ontem o primeiro caso de Gripe A em Blumenau. De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Ivonete dos Santos, um homem de 47 anos, morador do bairro Salto do Norte, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Isabel. Ele está em coma induzido e a recuperação é lenta. Como não faz parte do grupo de risco pré determinado pelo Ministério da Saúde, o homem não estava vacinado contra o vírus.

De acordo com Ivonete não é procedimento padrão que os casos confirmados de H1N1 fiquem na UTI, este, em específico, inspira mais cuidados. Não há informações do porquê que o quadro de saúde do homem se agravou. Ivonete ressalta que nesta época do ano o contágio da Gripe A não é uma surpresa já que o vírus se prolifera no frio e na umidade.

A Vigilância Epidemiológica iniciou em março uma campanha de conscientização. Todos os profissionais da área da saúde foram instruídos para lidar com a situação e cartazes com recomendações foram deixados em escolas, terminais urbanos e veículos do transporte público da cidade. Até agora 16 pessoas já foram internadas com suspeita de Gripe A, mas somente um foi confirmado. No ano passado, 121 pessoas foram internadas com suspeita de terem contraído o vírus, 15 foram confirmados e três morreram.

Recomendações

– Evitar contato com pessoas contaminadas com a gripe;
– Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel várias vezes ao dia; – Proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
– Não viajar se estiver doente;
– Se apresentar os sintomas da gripe ( febre acompanhada de tosse ou dor na garganta e dor de cabeça) deve procurar imediatamente atendimento médico.

Via Jornal de Santa Catarina.